> >
Protesto contra cortes na educação reúne milhares em Vitória

Protesto contra cortes na educação reúne milhares em Vitória

Segundo a organização, 10 mil pessoas participaram dos atos. PM estimou 7,5 mil manifestantes.

Publicado em 16 de maio de 2019 às 00:34

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Manifestantes chegam à sede da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES). (Joyce Patrocínio)

Alunos, professores e servidores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) promoveram um protesto em vários pontos do Estado contra o corte dos investimentos na Educação, anunciados pelo Governo Federal. Foram registrados atos em Vitória e cidades do interior. As manifestações fizeram parte de uma mobilização em âmbito nacional, com protestos de estudantes em todo o país.

Em Vitória, dois grupos se mobilizaram e saíram em passeata às 17h. Um que se concentrou em frente ao Teatro Universitário, no campus da Ufes em Goiabeiras, e outro que saiu do campus do Ifes no bairro Jucutuquara. Formada por estudantes, professores e servidores das instituições, a caminhada foi marcada por protestos contra o Governo Federal em relação aos anúncios de corte de investimentos do Governo Federal.

Manifestantes com cartazes criticando o corte na verba destinada às universidades e institutos federais. (José Carlos Schaeffer)

Membro da Central Sindical e Popular Conlutas e um dos organizadores do ato, Felipe Skitter falou sobre a manifestação, frisando os danos a serem causados com os cortes de verba para as universidades e institutos federais.

"Não aceitamos mais cortes. A Universidade já está sofrendo com falta de estrutura, de concursos e de recursos. Estamos em uma luta em defesa da educação pública. Esse é um ato para a gente manifestar para a sociedade a nossa preocupação e a nossa defesa da UFES, que é da sociedade".

Quem participou do ato também expôs a insatisfação com as ações de corte anunciadas pelo governo. O aluno do curso de Arquilovogia da Ufes, João Alencar, 22, falou sobre a importância dos investimentos na educação. "Querendo ou não, é o que faz estudante ser o que ele é. O que faz a universidade trazer conhecimento e enriquecer o povo. A gente está aqui lutando para acabar com o corte. E não só para isso, mas também lutando por mais investimentos na educação", disse.

O estudante do curso de Arquivologia da Ufes, João Alencar participou do ato. (José Carlos Schaeffer)

Os dois grupos se encontraram na Reta da Penha e depois seguiram em direção a Assembleia Legislativa. Lá, ocuparam as duas pistas da Avenida Américo Buaiz por mais de uma hora enquanto organizadores e membros de organizações estudantis discursavam. O ato terminou por volta das 20h. Toda a movimentação foi acompanhada pela Polícia Militar, que não registrou ocorrências e estimou um público de 7500 pessoas no ato. Já a organização estimou a participação de 10 mil pessoas.

Protesto contra cortes na educação reúne milhares em Vitória

Este vídeo pode te interessar

Outros atos foram registrados no interior do Estado. Estudantes de unidades do Ifes em Colatina, Nova Venécia, Linhares e Venda Nova do Imigrante realizaram manifestações. Em Alegre também houve protestos por parte de alunos da UFES que estudam no campus da cidade.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais