> >
Município de Vitória quer ser responsável pelas Cinco Pontes

Município de Vitória quer ser responsável pelas Cinco Pontes

Prefeito Luciano Rezende enviou um ofício pedindo informações sobre a municipalização ao DER-ES nesta terça-feira (10); via é uma das principais ligações entre a Capital e o município de Vila Velha

Publicado em 10 de março de 2020 às 20:56

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A Ponte Florentino Avidos é popularmente conhecida como Cinco Pontes. (Divulgação | Prefeitura de Vitória)
Município de Vitória quer ser responsável pelas Cinco Pontes

O município de Vitória quer ser o responsável pela administração da Ponte Florentino Avidos, popularmente conhecida como Cinco Pontes. Em ofício, enviado nesta terça-feira (10) ao Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), o prefeito Luciano Rezende (PPS) demonstrou o desejo de municipalizar a via.

De acordo a própria Prefeitura de Vitória, no documento foram solicitadas informações complementares sobre a possibilidade de a ponte ficar a cargo da administração municipal, já que não teriam sido encontrados registros de quem deveria exercer esse papel atualmente.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Alberto Salume,  disse que o interesse da Prefeitura em assumir a administração da ponte é para garantir a preservação de um patrimônio histórico do município. 

Aspas de citação

O conjunto das Cinco Pontes é um patrimônio histórico de Vitória e uma via importante de ligação ao município. Nós queremos preservá-lo! Municipalizando a ponte, vamos ter condições de atuar de forma preventiva, dar manutenção mais regular nas estruturas, desde iluminação até questão de logística, beneficiando a circulação das pessoas

Alberto Salume
Secretário de Gestão, Planejamento e Logística
Aspas de citação

Salume acrescentou que o interesse da Prefeitura de Vitória em municipalizar a Cinco Pontes não surgiu agora e que o Estado já sinalizou positivamente em relação ao pedido.

"Desde o ano passado estamos conversando sobre isso com o governo. Sabemos que existe um interesse mútuo, mas precisamos oficializar, e este é o próximo passo. Depois disso vamos fazer os estudos de impactos financeiros, além de levar para aprovação da Câmara de Vereadores e Assembleia. Esperamos que até junho já tenhamos uma resposta do pedido", declarou. 

A PONTE

Localizada no Centro de Vitória e inaugurada em 1928, a ponte ainda é um dos principais acessos à Capital capixaba para quem sai  do município de Vila Velha. Com mais de 90 anos, ela foi a primeira a ligar a Ilha de Vitória ao continente. A estrutura é de ferro e tem origem alemã.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais