> >
Motoristas terão de fazer curso e prova teórica para renovar a CNH

Motoristas terão de fazer curso e prova teórica para renovar a CNH

Novas regras passam a valer a partir de 6 de junho deste ano

Publicado em 16 de março de 2018 às 15:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Medida para renovar CNH passa a valer a partir do dia 6 de junho deste ano. (Reprodução/Pixabay)

O Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) publicou resolução com mudanças no processo para quem for renovar o Carteira Nacional de Habilitação (CNH) . O condutor terá que fazer um curso, com duração de 10 horas/aula e uma prova. Os exames médicos, já exigidos anteriormente, continuam sendo obrigatórios. A medida passa a valer a partir do dia 6 de junho deste ano.

 

A norma foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 8 de março. O curso poderá ser feito de modo presencial ou à distância, mas ainda não há uma definição sobre o preço que será cobrado. A prova teórica terá 30 questões de múltipla escolha. São exigidos 100% de frequência e 70% de acertos nos exames.

Em caso de reprovação no exame, uma nova prova pode ser realizada cinco dias após a divulgação do resultado. Se houver uma segunda reprovação, o condutor deverá fazer o curso novamente.

A resolução justifica que " os cursos devem garantir ao condutor o aperfeiçoamento e a atualização necessários para a condução do veículo no contexto atual revisando, atualizando e construindo conhecimentos que transformem a prática de condução", explica o texto que estabelece novas regras.

Este vídeo pode te interessar

A carteira de habilitação tem validade de 5 anos para pessoas até 65 anos e de 3 anos acima desta idade.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais