Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Capixaba
  • GV
  • Laboratório do ES vai dobrar capacidade de testes para coronavírus
Covid-19

Laboratório do ES vai dobrar capacidade de testes para coronavírus

A intenção é ampliar o poder de resposta para as pessoas que se enquadram nos casos suspeitos da doença no Estado

Publicado em 24 de Março de 2020 às 13:35

Redação de A Gazeta

Publicado em 

24 mar 2020 às 13:35
exame de sangue
Exame de sangue é feito para detectar coronavírus Crédito: Divulgação/ Ministério da Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pretende dobrar a capacidade de realização de testes para o novo coronavírus (Covid-19) pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES). A operação hoje é em torno de 90 exames por dia e, pelo volume de notificações, a resposta às pessoas está demorando mais do que o desejado e é alvo de queixas. 
"Estamos nos organizando para ampliar a capacidade de diagnóstico do Lacen e teremos uma equipe dedicada exclusivamente apenas para os casos graves. Assim, esperamos melhorar nossa capacidade de resposta", disse o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, em entrevista à TV Gazeta
Nésio diz que, com a medida, os pacientes em leitos de isolamento poderão ser encaminhados para a UTI mais rapidamente. "Hoje, fazemos até 90 testes por dia e estamos com a perspectiva de dobrar a produção, organizando o processo de automatização para a capacidade de diagnóstico aumentar", ressaltou. 
Questionado sobre os testes rápidos que o governo federal pretende importar da China, o secretário esclarece que a denominação não é apropriada porque, segundo ele, é necessário esperar para fazer a aplicação do exame porque o vírus só se manifesta no nono ou décimo dia de incubação.
"Com três, quatro dias de evolução, a pessoa pode estar infectada e o resultado dar negativo. Esses exames serão muito úteis para liberar profissionais da segurança e da saúde, que eventualmente estejam em isolamento por 14 dias, para retornar antes para seus postos de trabalho. Mas não vão mudar a conduta na assistência à população em geral", concluiu.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Exposição em Aracruz convida o Público a reflitir sobre o Meio Ambiente
Imagem de destaque
Tarot semanal: previsão para os signos de 04 a 10 de maio de 2026
Imagem de destaque
'Copacabana coroou Shakira como a rainha do pop latino': o que a imprensa internacional disse sobre show no RJ

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados