> >
Kits para diagnóstico do novo coronavírus chegam ao Espírito Santo

Kits para diagnóstico do novo coronavírus chegam ao Espírito Santo

Com isso, 240 amostras poderão ser testadas sem precisarem ser encaminhadas para o Rio de Janeiro

Publicado em 10 de março de 2020 às 11:16

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Kits para diagnóstico do novo coronavírus chegam ao Espírito Santo. (Divulgação / Sesa)

O Espírito Santo recebeu, na tarde desta segunda-feira (9), 10 kits para testagem do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, 240 amostras poderão ser testadas sem precisarem ser encaminhadas para o Rio de Janeiro. De acordo com boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado nesta segunda, o número de caso suspeitos subiu para 28.

Os kits chegaram ao Estado após o Ministério da Saúde habilitar o Espírito Santo como um dos estados que farão a análise nos pacientes do próprio território.

Cada kit é capaz de analisar 24 amostras e o resultado do teste sai em até 24 horas. A previsão é que nos próximos dias o governo federal libere mais kits para o Estado.

Casos no ES

Dos 45 casos notificados em todo o Estado até o momento, 16 foram descartados e um confirmado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro. Outros 28 estão sendo investigados.

Todos os casos suspeitos possuem vínculo de viagem ao exterior conforme preconiza Ministério da Saúde para definição de caso suspeito do Covid-19 – agora são 36 países sustentados para verificação da doença.

Os pacientes apresentam quadro clínico leve, sem sinais de gravidade sendo, nesses casos, indicado o isolamento domiciliar de acordo com o protocolo adotado no Brasil.

Treinamento para análises no ES

Durante esta semana, uma equipe do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) passará por treinamento na Fiocruz e a previsão é que a partir da próxima semana as análises comecem a ser feitas.

Até lá, as amostras negativas para vírus da influenza A e B e para o vírus sincicial respiratório continuarão sendo enviadas para o Instituto.

De acordo com o coordenador do Lacen/ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, a confirmação ou exclusão dos casos suspeitos no laboratório do próprio Estado vai permitir um resultado mais ágil trazer uma resposta mais rápida para a Vigilância Epidemiológica.

Além do monitoramento do novo coronavírus, o Estado terá um outro kit que permitirá ao Lacen a testagem para mais 20 tipos de vírus respiratórios.

Com informações da TV Gazeta

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais