O projeto de transformação digital de A Gazeta foi pensado em conexão com os novos hábitos de consumo de informação do público. As pessoas hoje se informam quase a todo momento, via celular, tablet ou computador. Mas ainda há espaço para uma leitura mais analítica, concentrada e reflexiva. Por isso, A Gazeta vai continuar investindo no meio impresso, com um novo produto de fim de semana para seus leitores.
O jornal de fim de semana vai chegar aos sábados para assinantes e também será vendido em bancas e outros pontos de venda. E vem muita novidade por aí. A editora-chefe da redação A Gazeta/CBN, Elaine Silva, explica que a ideia foi criar um produto que é jornal, não é revista, que é atual, não é factual, e una análise e reportagens especiais a serviço e entretenimento.
O resultado, apresentado aqui neste espaço hoje para você leitor, é um jornal de fim de semana com muita reportagem e análise, mais a Revista.ag, que continua encartada ao produto.
O jornal começa com uma área de notícias de mais peso, identificada com a cor azul. Será a principal reportagem, que pode ser de qualquer área, política, economia, saúde, educação, comportamento, cultura, entre outros. Com isso, não há mais divisão de cadernos ou editorias. É uma leitura guiada pelo que A Gazeta elegeu como mais importante e relevante para o leitor.
Em seguida, abrimos espaço para muita análise, com a seção de Opinião. Esse conteúdo será ampliado, com mais artigos de colaboradores fixos e esporádicos. Temos ainda a charge do Amarildo, num espaço mais estratégico e maior. Também a Opinião da Gazeta e espaço para o que os nossos leitores estão comentando. E seguimos publicando a seção Um Tema, Duas Visões.
Depois de Opinião, seguimos com assuntos de diversos temas em matérias especiais. E criamos a seção O que vem por aí com os assuntos que os capixabas precisam se atentar ao longo da semana que se seguirá. Decidimos olhar para o futuro e não fazer a clássica seção Resumo da Semana que as revistas semanais têm, conta Elaine Silva.
Essa primeira parte do jornal terá as colunas dos jornalistas já conceituados de A Gazeta, Leonel Ximenes (cotidiano), Vitor Vogas (política) e Beatriz Seixas (economia). Além da estreia do colunista do escritor e roteirista Marcus Faustini, que vai escrever quinzenalmente sobre comunidades.
Serviços e Diversão
A segunda parte do jornal de fim de semana será identificada pela cor verde e é uma área mais de serviços e utilidade, para ajudar os capixabas. Estão aí as editorias de Agronegócio, Imóveis, Motor, Tecnologia. E também a coluna da Lucy Mizael, que traz dicas importantes para organização doméstica.
Em seguida, teremos um grande repertório para ajudar o leitor a se divertir no fim de semana. Programação de festas, shows e cinema e análises da cultura capixaba. O jornalista Rafael Braz comanda uma nova coluna de Cultura. Também teremos nesta área as colunas de Virgínia Pelles (sexualidade), Manoel Rocha (comportamento) e Pensar. Não esquecemos também das cruzadinhas e passatempos, que os leitores tanto gostam, explica Elaine.
Nas últimas páginas permanece a editoria de Esportes, agora com um novo conceito. O editor Filipe Souza vai assinar uma coluna semanal com bastidores, análises e notícias.
A Revista.ag também foi remodelada e ganha os conteúdos de bem-estar e saúde, família e comportamento. E agora a coluna social Renata Rasseli estará nas páginas da revista. A intenção foi fazer um produto completo, para o leitor começar a ler no sábado e poder continuar sua leitura durante o fim de semana, conclui a editora-chefe.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta