> >
Inpe faz alerta sobre vendaval no Litoral do ES

Inpe faz alerta sobre vendaval no Litoral do ES

Fenômeno se formou nas proximidades de Porto Seguro, mas tem deslocamento previsto para a direção Sul e seus efeitos poderão ser sentidos no Espírito Santo até quarta-feira (27)

Publicado em 25 de março de 2019 às 13:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Imagens de satélite mostram tempestade tropical "Iba" na costa do Espírito Santo. (Reprodução/Twitter/MetOfficeStorms)

A Marinha do Brasil divulgou atualizações sobre a Tempestade Tropical Iba, que se formou no sábado (23) nas proximidades de Porto Seguro, Bahia, mas se desloca pelo litoral capixaba. O relatório registrado às 9h desta segunda-feira (25) afirma que o fenômeno está próximo ao litoral de Linhares, Norte do Espírito Santo. O evento deve causar ondas de 3 a 5 metros devido aos fortes ventos, e muita chuva em alto-mar. Além disso, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgou alerta de vendaval para regiões litorâneas do ES, incluindo a Grande Vitória.

A tempestade tropical, denominada de Iba, que significa 'ruim' em tupi-guarani, deve causar maiores efeitos em alto-mar, onde se mantém até agora. Os ventos, até a manhã de hoje, têm atingido a velocidade de 83 km/h e gerando ondas de até cinco metros.

Os efeitos da tempestade poderão ser sentidos no ES até a próxima quarta-feira (27) e as ondas no litoral de Vitória, geradas pela ressaca que vem do fenômeno, podem atingir 2,5 metros. É importante frisar que as principais alterações no tempo ocorrerão apenas em alto-mar.

Inpe faz alerta sobre vendaval no Litoral do ES

ALERTA DE VENDAVAL

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou ainda um alerta sobre vendaval válido até esta terça-feira (26) e que deve atingir municípios da Grande Vitória e outras regiões litorâneas.

De acordo com o aviso, haverá condições para ventos moderados com chance para rajadas forte em alguns períodos do dia.

Confira a lista de locais afetados

- Anchieta

- Conceição da Barra

- Guarapari

- Itapemirim

- Itaúnas

- Marataízes

- Nova Almeida

- Piúma

- Santa Cruz

- São Mateus

- Serra

- Vila Velha

- Vitória

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais