> >
Empresa é denunciada por vazamento de produto químico no Rio Castelo

Empresa é denunciada por vazamento de produto químico no Rio Castelo

Uniaves foi denunciada pelo MPES por matar peixes e plantas do rio

Publicado em 17 de março de 2018 às 12:25

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Cloreto férrico foi despejado no Rio Castelo. (Divulgação/MPES)

A companhia de alimentos Uniaves foi denunciada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) por poluição do Rio Castelo. Segundo a Promotoria de Justiça Cumulativa de Castelo, a empresa despejou uma substância química direto no rio, que resultou na morte de milhares de peixes e plantas.

Em outubro de 2017, houve o rompimento da tubulação de um tanque que armazenava uma substância química chamada cloreto férrico. A caixa de contenção, que deveria conter o produto químico em caso de vazamento, estava interligada à rede de drenagem, o que permitiu que aproximadamente 15 mil litros da substância fossem lançados diretamente no rio.

Em consequência, milhares de peixes morreram por intoxicação e uma significativa parcela da flora existente no curso hídrico e nas margens foi comprometida. O dano se estendeu do distrito de Aracuí, em Castelo, onde está sediada a empresa, até o distrito de Conduru, em Cachoeiro de Itapemirim. Diante dos fatos, o MPES denunciou o diretor-presidente da Uniaves e o diretor-agroindustrial da empresa, por cometerem crime ambiental.

Este vídeo pode te interessar

Procurada pela reportagem, a Uniaves informou que não vai se pronunciar neste sábado (18).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais