> >
Desabamento no Centro: prefeitura diz que intimou dono a reformar imóvel

Desabamento no Centro: prefeitura diz que intimou dono a reformar imóvel

Segundo a Prefeitura de Vitória, local foi vistoriado periodicamente pelos agentes de endemias. Representante dos proprietários do edifício afirmou que o imóvel não estava abandonado

Publicado em 16 de janeiro de 2020 às 08:14

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Fachada de imóvel antes de desabar no Centro de Vitória, e os escombros após a queda. (Google Maps / Caíque Verli)
Desabamento no Centro - prefeitura diz que intimou dono a reformar imóvel

De acordo com a Prefeitura de Vitória, em 2013, o dono do prédio que desabou no Centro de Vitória na madrugada dessa quarta-feira (15), foi intimado a reformar o espaço e garantir a segurança do imóvel. Na época, ele foi multado em R$ 622,59. O representante dos proprietários do prédio afirmou que o imóvel não estava abandonado e que passou por vistoria. A prefeitura nega que tenha feito vistorias estruturais no local recentemente.

O representante dos proprietários do imóvel afirmou, na tarde, que o local passou por vistorias da prefeitura nos últimos anos. Segundo ele, a única notificação que tem conhecimento é sobre o pedido de retirada da marquise, há cerca de dois anos, que foi atendida.

“O prédio estava em condições, eu circulava lá dentro. Estiveram lá engenheiros, pessoas que tinham interesse na compra do imóvel. Em nenhum momento essas pessoas fizeram qualquer observação de que o prédio poderia ter qualquer prejuízo estrutural. Não tinha nenhuma notificação de nenhum órgão em relação estrutura do prédio”, afirmou.

No entanto, de acordo com a prefeitura, o Código de Edificações determina que a responsabilidade pela manutenção das condições de estabilidade e segurança dos imóveis é exclusiva do proprietário.

A prefeitura disse ainda que fiscais da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade fazem monitoramento rotineiro em toda a cidade. A última vistoria no prédio aconteceu e abril de 2019 e foi de uma visita do Centro de Vigilância e Saúde, e não vistoria estrutural.

DESABAMENTO

Este vídeo pode te interessar

O prédio de dois andares veio abaixo por volta das 5h20, na Rua Sete de Setembro, no Centro de Vitória. Ninguém se feriu. A rua foi interditada porque, segundo a Defesa Civil, ainda há risco de outras paredes do prédio desabarem, mas não há perigo para os imóveis vizinhos. Com informações do G1 ES e da TV Gazeta.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais