> >
Deputados pedem afastamento de diretora de escola na Serra

Deputados pedem afastamento de diretora de escola na Serra

Diretora foi acusada por parlamentares de tentar abafar casos de assédio e não ter informado a Sedu sobre uma das denúncias feita há dois meses

Publicado em 2 de julho de 2019 às 20:15

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente e CPI dos Crimes Cibernéticos convocou diretora da escola Clóvis Borges Miguel para esclarecer denúncias de assédio na escola . (Iara Diniz)

A Comissão Parlamentar da CPI dos Crimes Cibernéticos recomendou o afastamento da diretora da Escola Estadual Clóvis Borges Miguel, na Serra, à Secretaria de Educação do Espírito Santo. Eles também pediram que o professor acusado de assediar um estudante com retardo mental fosse afastado.

A diretora foi convocada pela Comissão na manhã desta terça-feira (2) para esclarecer os casos de assédio na escola. Um dos professores, o primeiro a ser denunciado por um grupo de alunas na escola, também foi convocado, mas apresentou atestado médico. Durante a sessão, os parlamentares apresentaram uma nova denúncia de assédio, de um adolescente com retardo mental que teria sido assediado por um professor, por meio de mensagens, em maio deste ano.

A diretora, que confirmou ter sido procurada pela mãe do aluno para denunciar o caso, também confirmou não ter apresentado o caso à Corregedoria. Para o presidente da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente, deputado Lorenzo Pazolini, a omissão da diretora diante do caso caracteriza crime de prevaricação, quando um funcionário deixa de praticar atos que são de obrigação do cargo a fim de atender interesses próprios.

Aspas de citação

Fica clara a omissão da diretora diante da ausência de informação, que caracteriza o crime de prevaricação. Ela tomou conhecimento de fatos graves e não adotou a providência legal, que seria comunicar a Secretaria de Educação

Lorenzo Pazolini, deputado estadual
Aspas de citação

O presidente da CPI, deputado Vandinho Leite, também destacou a gravidade da diretora ter permitido que o professor continuasse mantendo contato com aluno na escola, mesmo após a denúncia da mãe.  

"Estava claro nas mensagens encaminhadas pela mãe que havia uma troca de mensagens de cunho sexual entre professor e aluno. A diretora possuía uma prova material. Nada impedia ela de encaminhar os dados à Polícia e à Sedu. Em vez disso ela preferiu não levar à Corregedoria o caso", comentou.

Além da diretora, o superintendente regional de Educação de Carapina, na Serra, também foi questionado pelos parlamentares. Ele afirmou que a Sedu não tomou conhecimento deste último caso envolvendo professor e aluno e disse que as providências necessárias serão tomadas. 

No final da sessão, os parlamentares recomendaram o afastamento da diretora e também do professor acusado pela mãe do adolescente. O Gazeta Online procurou à Sedu e conversou com o secretário de Educação Vitor de Angelo no início da noite desta terça-feira (2).

De Angelo relatou que ainda não esteve com a diretora para ouvi-la sobre o caso, e que deve conversar com a servidora nesta quarta-feira (3) para tomar conhecimento, de fato, do que aconteceu. Ela ainda não será afastada da instituição.

Aspas de citação

Ela pode até ser afastada se comprovada a omissão, mas o afastamento não está condicionado à sindicância, que demora, em média, dois meses para acontecer

Vitor de Angelo, secretário de Educação
Aspas de citação

O secretário explicou que a apuração e escuta dos envolvidos pela CPI cumpre o propósito dela. "O assunto não se esgota aqui, não vai cair no esquecimento. Pedi total prioridade a corregedoria para este caso. Só tínhamos uma acusação. O processo já poderia demorar dois meses pelo curso natural, porque tem que ouvir professor, aluno, todos os envolvidos", detalhou.

Este vídeo pode te interessar

De Angelo conclui dizendo que agora, com vários casos, o processo vai ganhando certa cumplicidade porque exige um pouco mais de tempo para apuração. "Mesmo quando o assunto morrer na imprensa, vai continuar sendo investigado", completou.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais