Casagrande faz novo pronunciamento para falar sobre o coronavírus no ES

O governador do Espírito Santo fez uma transmissão ao vivo para falar sobre as últimas medidas em combate à Covid-19; veja o que foi dito

Publicado em 27/04/2020 às 18h34
Atualizado em 27/04/2020 às 18h59

18:49

Agradecimento

"Muitos capixabas estão ajudando a gente nesse isolamento social, compreendendo como é a tarefa. Atitude responsável é imprescindível nessa pandemia por coronavírus. Peço que todos se sensibilizem. Obrigado e boa noite".


18:47

Comércio

"Se fizermos a nossa parte, vamos contribuir com o alcance do isolamento social. É bom que a gente compreenda que o momento é outro. Autorizamos a abertura dos comércios do interior, mas se não tiver contribuição, fechamos de novo. A crise é mundial, não é local. Por mais que a gente abra comércio ou qualquer atividade, vai ser pequena. Autorizamos a atividade econômica do interior, mas essa semana tivemos que orientar o fechamento em Fundão e Bom Jesus de Norte, porque lá o número de casos aumentou. Se você não controla a doença, precisa ser mais restritivo. Cobramos das outras pessoas, mas não damos nossa parcela de contribuição".


18:45

Comportamento

"Muita gente critica que uma atividade econômica está aberta ou não, mas chega no final de semana e vai para a praia. Participa de festa, vai para a casa de amigos... Precisamos compreender qual é o nosso papel para conviver com o vírus. Não dá para sacrificar um setor só da sociedade. Todos estamos tendo que mudar o nosso comportamento. É um sacrifício para nós não encontrar a nossa família, não fazer um aniversário, não estar com as pessoas em ambiente festivo. Gostamos dessas confraternizações. Então como dividir esse sacrifício? É cada um de nós dar uma parcela de contribuição, evitando sair se não for necessário. Esse é o conceito de isolamento social. Tem que ter restrição das atividades econômicas e cautela".


18:44

Mortes no ES

"Hoje seis pessoas perderam a vida aqui no Estado. É um vírus que a gente vai tendo que administrar. Precisamos aprender a conviver com ele, precisamos compreender o que é o isolamento social".


18:42

Leitos de UTI

"Nas próximas semanas devemos chegar com 350 leitos de UTI. Ampliamos hospitais para tratamento da Covid... Inclusive alguns hospitais privados. Estamos preparados para esta fase do momento em que estamos vivendo. Fortalecer sistema de saúde para esse momento foi fundamental para ter condição nesses 40 dias. Conseguimos ter tempo. Só que essa pandemia não é de curto prazo. Vamos continuar nos próximos meses, mudar nosso comportamento por um bom tempo. Vamos ter outra cultura de relacionamento interpessoal, temos que ter cuidado com a higiene muito mais do que a gente tinha no passado. Evitar aglomerações por um bom tempo. Vírus vai continuar entre nós causando efeitos".


18:40

Isolamento social

"Estamos tendo debate nacional e local sobre isolamento social. Todos estamos cientes que a doença Covid-19 não tem tratamento, não tem vacina. O único modelo e sistema que temos é do isolamento social. O isolamento é para que a gente não permita que muitos adquiram o vírus rápido. Vemos nos Estados como Amazonas, algum do Pará, do Rio de Janeiro... As dificuldades. As pessoas dizem que, como não tem tratamento e não tem vacina, insistimos no isolamento. É ficar em casa, só sair se for extremamente necessário. Suspendemos as aulas, pedimos para fechar parte do comércio, fazemos campanhas de publicidade, tenho falado praticamente todos os dias... Montamos a sala de situação, montamos o centro de comando e controle. Desenvolvemos diversas ações nesses 40 dias para manter o isolamento social e menor interação com as pessoas. Isso tudo seguindo orientações do Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde e da nossa secretaria. Há 40 dias tomamos essas decisões para fortalecer o sistema de saúde. Trabalhos que municípios têm que fazer de barreira sanitária, coleta de amostras".


18:38

Projeção de casos

"Estamos fazendo um número significativo de testes. São até 600 por dia. Isso coloca o Espírito Santo como o Estado que testa muito acima da média nacional. Testar muito é importante para que a gente possa dar vazão ao trabalho hospitalar, para que ninguém ocupe o leito de Covid com outra síndrome respiratória. Tem necessidade da logística hospitalar, mas que a gente também identifique de fato quem tem e quem não tem. Dados são importantes para nossas previsões e projeção de casos no Estado. No início do mês de maio, começaremos os testes sorológicos para saber quem já teve e quem já tem".


18:35

Testes

"Boa noite, amigos. Informando que dentro daqueles anúncios nossos, de que compramos 50 mil testes da China, que não chegaram, estes estão para ser embarcados. Mas a empresa está com dificuldades. Hoje conseguimos uma grande parte de testes que compramos de uma empresa do Paraná. Estão no Lacen, 26 mil testes de 30 mil. Mais alguns dias para a empresa entregar o restante".

Arte covid-19 para capa do site
Covid-19. Crédito: Divulgação

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.