> >
Acidentes com crianças aumentam durante as férias. Confira dicas de prevenção

Acidentes com crianças aumentam durante as férias. Confira dicas de prevenção

Afogamentos e queimaduras têm aumento mais expressivo durante o verão,  período que os menores estão de férias

Publicado em 5 de janeiro de 2020 às 22:17

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Crianças se divertem juntas. (Freepik/pressfoto)

Com as férias escolares, o verão é um período de muita diversão para as crianças, pois é mais tempo para brincar, viajar e ficar com os amigos. No entanto, a alta estação também deve ser uma época de atenção redobrada por parte dos adultos para que o momento de lazer não seja interrompido por graves acidentes.

De acordo com um levantamento da Organização Não Governamental (ONG) Criança Segura, houve um aumento de 24,5% de mortes de crianças por acidentes nos meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro, no último ano. Trânsito, afogamento e queimadura têm crescimento mais expressivo neste período.

Além disso, acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. No Espírito Santo, a cada quatro dias, uma criança morre vítima de acidente. 

Segundo a gerente executiva da Criança Segura, Vania Schoemberner,  "esses acidentes acontecem porque as crianças ficam expostas à mais riscos durante as viagens de carro, passeios que envolvem piscina, mar e rio e até mesmo empinando pipa. Existem formas simples de evitar que eles aconteçam, como supervisão de um adulto, uso de equipamentos de segurança adequados à atividade e mudanças no ambiente".

 Portanto, os cuidados que pais e responsáveis têm durante todo o ano devem ser reforçados no período de férias, para que as crianças possam se divertir de forma segura.

Confira algumas dicas para prevenir os principais acidentes envolvendo crianças. 

  • 01

    AFOGAMENTO

    Nunca deixe crianças sozinhas quando estiverem dentro ou próximas da água, nem por um segundo. Certifique-se que um adulto está supervisionando de forma ativa e constante o tempo todo. O colete salva-vidas é o equipamento mais seguro para evitar afogamentos. Boias e outros equipamentos infláveis podem estourar ou virar. Por terem a cabeça mais pesada que o corpo, crianças com até 4 anos ainda não têm força suficiente para se levantarem sozinhas e nem mesmo capacidade de reagir rapidamente em uma situação de risco. Por isso, em caso de queda ou desequilíbrio, elas podem se afogar até mesmo em recipientes com apenas 2,5 cm de água. 

  • 02

    INTOXICAÇÃO

    Guarde todos os produtos de higiene e limpeza, venenos e medicamentos trancados, em lugar alto e fora do alcance das crianças. Mantenha os produtos nas embalagens originais para não serem confundidos. Se estiver em um local com plantas, supervisione a criança e explique que não pode comer nada a menos que os pais ou quem estiver cuidando dela dê a ela. 

  • 03

    LAZER NA RUA

    Crianças devem sempre usar equipamentos de segurança (capacete, joelheira e cotoveleira) ao andar de bicicleta, skate ou patins.Além disso, essas atividades devem acontecer em locais seguros, como parques, ciclovias e praças, fora do fluxo de carros e longe de piscinas e sacadas;

  • 04

    PARQUINHO

    Conheça os parquinhos. Saiba quais os equipamentos apropriados para a idade das crianças e verifique se eles estão enferrujados, quebrados ou contêm superfícies perigosas. Ensine as crianças a não empurrar, não dar encontrões e nem se amontoar quando estiverem brincando em parquinhos.

  • 05

    QUEIMADURAS

    Muitas das queimaduras que acontecem com crianças ocorrem dentro de casa. Os tipos mais comuns são as escaldantes (causadas por água ou vapor quente) e as térmicas (causadas por contato direto com fogo ou objetos quentes). Por isso, mantenha as crianças longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições. Cozinhe nas bocas de trás do fogão e sempre com os cabos das panelas virados para dentro. Não deixe os pequenos brincarem por perto quando você estiver passando roupa ou utilizando outro aparelho que produza calor, como secador de cabelo. Muito cuidado com o álcool. Ele é responsável por um grande número de queimaduras graves em crianças. Guarde o produto longe do alcance delas. Não deixe que ele faça parte da brincadeira, principalmente quando já houver alguma fogueira ou chama por perto.

  • 06

    QUEDA

    Não deixe as crianças brincando em escadas, sacadas e lajes. Mantenha camas, armários e outros móveis longe das janelas, pois eles podem facilitar que crianças os escalem e se debrucem para fora do prédio ou casa. É importante também instalar grades ou redes de proteção nas janela, mezaninos e sacadas.

  • 07

    EMPINANDO PIPAS

    Só permita que as crianças empinem pipas em campos abertos, com boa visibilidade, sem a presença de fios e postes de eletricidade. Oriente-as quanto aos riscos do uso do cerol e de retirar a pipa caso enrosque na rede elétrica; Oriente sobre os perigos de entrar nas áreas das estações de distribuição ou nas de torres de transmissão;

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais