> >
'Viagem no tempo' em carro de clássico do cinema é atração em feira no ES

'Viagem no tempo' em carro de clássico do cinema é atração em feira no ES

Mec Show chega à 18ª edição apresentando as principais novidades em inovação na indústria, além de geração de conhecimento e negócios

Publicado em 29 de julho de 2025 às 18:48

Edição da MecShow movimenta a economia do Espírito Santo
Edição da Mec Show movimenta a economia do Espírito Santo Crédito: Divulgação

A Mec Show, feira capixaba do setor metalmecânico e de inovação industrial, chega neste ano a sua 18ª edição e traz novidades do setor para os cerca de 18 mil visitantes esperados. O evento será realizado entre os dias 5 e 7 de agosto, no Pavilhão de Carapina, na Serra. A expectativa é que sejam movimentados R$ 220 milhões em negócios.

Entre as novas atrações na feira estão o carro DeLorean, inspirado no clássico do cinema De Volta para o Futuro, como parte de uma imersão interativa no estande da ES Gás. Durante a interação, os visitantes poderão participar de uma viagem no tempo e conhecer mais sobre os combustíveis do futuro – e do presente –, como o gás natural e o biometano.

DeLorean, carro inspirado no clássico do cinema De Volta para o Futuro
DeLorean, carro inspirado no clássico do cinema De Volta para o Futuro Crédito: Divulgação

Também haverá uma maquete em exposição na feira para apresentar o projeto de conexão submarina de 35 quilômetros entre o campo de Wahoo e a FPSO Frade, que deve entrar em operação até o ano que vem.

Outra novidade é que, além das arenas Mec Show e ES Oil & Gas Energy, a feira ganha mais um espaço: o Cit Hub vai contar com 30 lugares para debates sobre as questões relacionadas à indústria. Os painéis vão abordar temas como os investimentos nos setores de siderurgia e mineração, integração energética e investimentos em energia, além de uma discussão aprofundada sobre o uso da inteligência artificial no gerenciamento de projetos industriais.

00:00 / 02:07
'Viagem no tempo' em carro de clássico do cinema é atração em feira no ES

No geral, a feira terá mais de 40% dos expositores de fora do Espírito Santo, inclusive a empresa paulista Romi. A líder na indústria de máquinas e equipamentos industriais desembarca no Estado pela primeira vez para participar do evento. Ao todo, serão 330 marcas em 20 mil metros quadrados de área expositiva.

Segundo Marcos Milaneze, diretor da feira, o evento vai atrair compradores de 21 estados brasileiros e oito países como Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Paraguai e Uruguai.

“Ter 40% dos expositores de fora do Espírito Santo é uma demonstração clara de que a Mec Show se tornou um evento estratégico para a indústria nacional. O Espírito Santo está, cada vez mais, na rota dos grandes negócios industriais, atraindo tecnologia, inovação e investimentos”, destaca Marcos Milaneze, diretor da feira.

Marcos Milanezi e Durval Vieira de Freitas em coletiva sobre a Mec Show
Marcos Milaneze e Durval Vieira de Freitas em coletiva sobre a Mec Show Crédito: Rodrigo Gavini

Inovação

A MEC Show 2025 também traz outra novidade nesta edição: o Encadear Summit 2025, promovido pelo Sebrae/ES, em parceria com o Programa Nacional Conexões Corporativas.

O evento que abre a feira tem como tema o “uso das tecnologias como fator de competitividade no fornecimento de bens e serviços nas cadeias de valor”. O Summit tem como objetivo aproximar médias e grandes empresas de pequenos negócios, promovendo conexões estratégicas e o fortalecimento de cadeias produtivas por meio da inovação.

“Um debate aprofundado sobre a competitividade nas cadeias de suprimentos do setor, destacando a inovação e a sustentabilidade como forças impulsionadoras desse processo. Com um formato de palestra e painéis, o Summit traz informações atualizadas, contexto de negócios e oportunidades para unir grandes empresas e seus fornecedores num programa focado em tornar a economia capixaba ainda mais competitiva”, afirma Eurípedes Pedrinha, diretor técnico do Sebrae/ES.

O debate contará com representantes da indústria nacional, como Petrobras, Vale, ArcelorMittal e Autvix Group, que compartilharão experiências sobre transformação digital e competitividade em suas cadeias de valor. A mediação será do coordenador do programa Conexões Corporativas, Renato Perlingeiro.

“Estar na Mec Show é uma oportunidade de adensar conteúdos, complementar debates e principalmente aproximar toda a cadeia produtiva desse objetivo comum de sermos mais competitivos”, destaca Pedrinha.

Em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a feira também sediará ainda o 1º Fórum de Inovação e Sustentabilidade, um espaço voltado à troca de experiências e soluções em projetos colaborativos no setor industrial.

“Nosso mercado não é mais local, é nacional. Precisamos discutir os investimentos em todo o Brasil e compartilhar as boas práticas desenvolvidas aqui no Espírito Santo”, destaca Durval Vieira de Freitas, coordenador técnico da Mec Show.

Rodada de negócios

Muito mais que um encontro, a Rodada de Negócios da Mec Show se tornou uma poderosa plataforma para geração de contratos, parcerias e expansão de mercado. Promovida em parceria com o Sebrae, conecta fornecedores de diversos segmentos a grandes empresas compradoras, criando um ambiente dinâmico, eficiente e altamente produtivo.

Na última edição, a rodada movimentou mais de R$ 45 milhões em negociações, com a participação de empresas âncoras dos setores de petróleo e gás, siderurgia, mineração, energia, celulose e indústria naval, além de grandes EPCistas e integradoras. Esse ano serão 39 mesas de negociação nos três dias de evento, com 20 compradoras distintas e 140 fornecedores.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

carapina indústria mec Show

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais