Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Sustentabilidade digital

Tecnologia do ES que alia IA ao meio ambiente ganha recursos do Google

A Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest) foi uma das oito instituições escolhidas para receber parte dos R$ 18 milhões destinados ao Desafio IA Natureza & Clima

Publicado em 15 de Outubro de 2025 às 19:27

Leticia Orlandi

Publicado em 

15 out 2025 às 19:27
Projeto desenvolvido no ES é selecionado pelo Google e ICS
Projeto desenvolvido no Espírito Santo foi selecionado pelo Google e iCS Crédito: Divulgação
Uma tecnologia desenvolvida no Espírito Santo que alia Inteligência Artificial aos cuidados com o meio ambiente e ações para sustentabilidade foi uma das selecionadas pelo Google Brasil e Instituto Clima e Sociedade (iCS) para receber recursos para implantação do projeto.
A plataforma Terras do Brasil, projeto da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), foi um dos oito premiados no edital Desafio IA Natureza e Clima, que vai investir R$ 18 milhões em soluções de sustentabilidade digital no país. No total, foram 395 propostas inscritas.
A execução dos projetos tem início previsto para novembro, durante a COP30, em Belém (PA), com conclusão em outubro de 2027.
A iniciativa busca apoiar políticas públicas e fortalecer a governança fundiária e ambiental, permitindo o monitoramento contínuo do uso da terra, a geração automatizada de diagnósticos e o desenvolvimento de indicadores de desempenho. Com isso, pretende-se oferecer ao poder público uma ferramenta tecnológica de ponta para uma gestão territorial mais eficiente, precisa e orientada por dados.
Além do avanço tecnológico, o projeto também prevê melhorias na experiência do usuário, com assistentes virtuais inteligentes que ajudarão gestores e cidadãos em processos de regularização fundiária. Outro destaque é o uso de IA para identificar corredores ecológicos, conciliando ocupação produtiva e preservação ambiental, fortalecendo a sustentabilidade e a resiliência dos ecossistemas.
“Estar entre os oito projetos selecionados pelo Google e iCS é um reconhecimento da capacidade técnica e da visão inovadora que a Fest tem construído ao longo dos anos em parceria com a Ufes. Esse projeto reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inovação digital e o uso responsável da tecnologia em benefício da sociedade”, destaca Patrícia Bourguignon Soares, diretora da Fest.
Bourguignon ressalta a importância do uso da inteligência artificial como aliada da sustentabilidade e da gestão pública: “Com o apoio do Google e do iCS, poderemos ampliar a capacidade da plataforma Terras do Brasil, levando a tecnologia a um novo patamar de integração e impacto social. Nosso objetivo é contribuir para uma governança territorial mais transparente, eficiente e ambientalmente equilibrada.”
O superintendente da fundação, Armando Biondo Filho, também celebrou a conquista: “Esse resultado é fruto da dedicação de nossas equipes e da sólida parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A Fest tem se consolidado como uma ponte entre ciência, tecnologia e gestão pública, e esse reconhecimento nacional mostra que estamos no caminho certo para contribuir com soluções que unem eficiência administrativa e sustentabilidade ambiental.”
O anúncio oficial dos oito projetos selecionados ocorreu nesta quarta-feira (15), durante evento realizado no hotel Brasília Palace, que reuniu especialistas, gestores públicos e representantes das organizações contempladas. O investimento, financiado pelo Google.org, representa o maior aporte já feito pela organização em projetos de sustentabilidade na América Latina.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Chefe de organização criminosa é preso em operação em Marataízes
Chefe de facção criminosa é preso em operação em Marataízes
Campeões do Recall de Marcas de A Gazeta 2026
Recall de Marcas A Gazeta: veja como foi o festão das marcas mais lembradas de 2026
Imagem de destaque
Cidades do ES iniciam vacinação com a Pneumo-20; veja público-alvo

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados