> >
Shoppings registram maior movimento com reabertura no fim de semana

Shoppings registram maior movimento com reabertura no fim de semana

Na véspera do Dia dos Pais, centros de compras da Grande Vitória receberam 80% da capacidade, com novas regras. Lojas precisam exigir uso de máscara para clientes e funcionários e limitar a quantidade de pessoas que entram no estabelecimento

Publicado em 8 de agosto de 2020 às 21:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Compras
Compras para o Dia dos Pais levaram mais clientes aos shoppings. (Andreas Lischka/Pixabay )

Depois de cinco meses fechados aos fins de semana, os shoppings voltaram a abrir aos sábados na Região da Grande Vitória, no Espírito Santo. A véspera do Dia dos Pais (8) marcou o primeiro dia da retomada e registrou movimento maior de clientes que o de segunda a sexta-feira. As lojas desses estabelecimentos voltaram a funcionar aos sábados em cidades com risco moderado para o contágio do novo coronavírus, mas seguindo alguns protocolos de segurança. Já as praças de alimentação podem ser abertas também aos domingos.

As lojas precisam exigir uso de máscara para clientes e funcionários, limitar a quantidade de pessoas que entram no estabelecimento (uma a cada 10m² de área de loja), reforçar a limpeza do local, entre outras medidas.

Em cidades com risco moderado, como é o caso da Grande Vitória, shoppings podem funcionar de 12h às 20h aos sábados. Já a praça de alimentação pode abrir todos os dias até as 18 horas, sendo que as demais lojas permanecem fechadas aos domingos.

De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) no Espírito Santo, o movimento registrado ficou 20 pontos percentuais acima da média registrada em dias da semana. Isso porque, de segunda a sexta-feira, os centros de compras estão ficando com 60% da sua capacidade, já considerando os padrões estabelecidos pelo governo. Já neste sábado, atenderam 80% da capacidade. Além de ser o primeiro fim de semana de reabertura, o aumento do movimento foi creditado também à busca por presentes para o Dia dos Pais, comemorado neste domingo (9).

CRIANÇAS PROIBIDAS

Mesmo com a flexibilização de dias e horários de funcionamento dos shoppings e da praça de alimentação desses empreendimentos, crianças de até 12 anos continuam tendo o acesso proibido. Segundo o governador Renato Casagrande (PSB), a restrição visa à preservação da saúde desse público. 

LOJAS DE RUA

Excepcionalmente neste sábado (8), devido a véspera do Dia dos Pais, o governo do Estado autorizou também que o comércio de rua de todo o Espírito Santo, incluindo cidades com risco alto, a funcionar. Em cidades com risco moderado, o funcionamento das lojas está liberado  de segunda a sexta, das 10h às 16h, e aos sábados, das 9h às 15h, seguindo as mesmas regras de distanciamento social e uso de máscara por clientes.

CONFIRA AS NOVAS REGRAS

  • 01

    RESTAURANTES E BARES - RISCO BAIXO

    A partir deste sábado (8), os estabelecimentos dos 22 municípios classificados como risco baixo poderão funcionar sem restrição de horário e dia da semana. Esta foi a única alteração para essas cidades, que já tinham a atividade comercial liberada, desde que respeitados o distanciamento em filas e a presença de um cliente a cada 10 metros quadrados. 

  • 02

    COMÉRCIO - RISCO MODERADO

    As lojas de rua e de centros comerciais poderão ser abertas aos sábados, das 9h às 15 horas. Até o momento, só estava previsto o funcionamento durante a semana, das 10h às 16 horas. O distanciamento social em fila e o limite do número de clientes conforme o espaço físico seguem as mesmas regras do risco baixo. 

  • 03

    SHOPPINGS - RISCO MODERADO

    Os estabelecimentos também estão liberados para funcionar aos sábados, mantendo o horário que é adotado durante a semana, do meio-dia às 20 horas. Os restaurantes da praça de alimentação têm funcionamento autorizado até as 18h - duas horas a mais do que havia sido permitido na semana passada - e, além disso, poderão abrir aos domingos. O acesso de crianças até 12 anos continua proibido. 

  • 04

    RESTAURANTES E BARES - RISCO MODERADO

    Os restaurantes estão liberados para funcionar todos os dias da semana, até as 18 horas. Antes, o limite de funcionamento era de segunda a sábado, das 10 às 16h. Já os bares continuam proibidos, a não ser aqueles que têm registro de bar e restaurante e consigam cumprir, entre outras orientações,  distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas para receber a clientela. 

  • 05

    ACADEMIAS - RISCO MODERADO

    Atividades aeróbicas individuais, como esteira, bicicleta, simulador de escada e dança, voltam a ser liberadas, mas deve ser respeitado o distanciamento de quatro metros entre os usuários. 

  • 06

    COMÉRCIO - RISCO ALTO

    As atividades comerciais estarão liberadas para funcionar de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas. Nos municípios com até 70 mil habitantes, haverá a possibilidade de abertura também aos sábados, das 9 às 15h. Contudo, o funcionamento só pode ocorrer ao longo de cinco dias e o comerciante deverá escolher se abre na segunda ou no final de semana. A abertura foi liberada neste sábado (8) para todos somente devido ao Dia dos Pais. 

  • 07

    SHOPPINGS - RISCO ALTO

    O funcionamento dos shoppings permanece restrito aos dias da semana, do meio-dia às 20h. A flexibilização foi concedida para os restaurantes das praças de alimentação, que poderão abrir também aos sábados, até as 18h. A exceção para os shoppings foi concedida neste sábado (8), em virtude do Dia dos Pais. 

  • 08

    BARES E RESTAURANTES - RISCO ALTO

    O funcionamento de restaurantes foi ampliado para os sábados, até as 18h. Até agora, só eram permitidos de segunda a sexta, das 10 às 16h.  Bares continuam proibidos. 

  • 09

    ORIENTAÇÕES GERAIS

    Independentemente da classificação de risco do município,  algumas orientações valem para todos os segmentos, tais como a obrigatoriedade do uso de máscaras e a disponibilização de álcool em gel para os funcionários e os clientes, bem como respeito a todas as medidas sanitárias estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais