
“Diante do mundo acelerado em que vivemos, as relações humanas ficam mais fragmentadas. O que nos pede o mundo? Mais sentido! O mercado e a sociedade pedem mais significado e permanência. Isso é o propósito”. Foi com esse convite à reflexão que o CEO Jaime Troiano começou sua palestra, durante evento da 8ª edição do Gazeta Empresarial de Aracruz, na noite desta quarta-feira (22), quando foram anunciados os vencedores do prêmio.
Especialista na área, Troiano falou sobre “As Marcas e as Crises: quem tem propósito, tem força” e explicou que o funcionário fica mais engajado no trabalho quando sabe o impacto da tarefa dele. “A tarefa leva à hierarquia, que leva à missão, segue para a visão e, aí sim, alcança o propósito.”
Troiano é fundador e comanda há mais de 26 anos a TroianoBranding, primeira empresa brasileira dedicada integralmente à gestão de marcas, e já trabalhou com as maiores do país, como Globo, Itaú e Riachuelo. Segundo ele, empresas movidas por um propósito se apoiam em necessidades humanas universais. “E uma coisa importante: ele tem que ser simples. As empresas com propósito têm muito mais valor de mercado.” Outro ponto positivo é que “ele resgata a dimensão humana das empresas”.
Os internautas também puderam participar enviando perguntas ao vivo para o palestrante. Em seguida, foram divulgados os vencedores do Prêmio Gazeta Empresarial.
PESQUISA
As marcas mais lembradas pelos moradores de Aracruz foram identificadas numa pesquisa realizada pela Futura, entre os dias 4 e 10 de março. Os entrevistadores fizeram a seguinte pergunta: “Quando falo em determinado segmento, qual marca lhe vem à cabeça?”.
O presidente da Futura, José Luiz Orrico, disse que a pesquisa é um levantamento estatístico do tipo survey, ou seja, amostra de caráter aleatório com consumidores a partir de 16 anos. “A pesquisa é realizada com critérios estatísticos. Antes de irmos a campo, é definida uma amostragem, baseada no perfil das pessoas que devem ser entrevistadas. Esse perfil é definido pela proporção dos habitantes do município, pelo sexo e pela faixa etária, para possibilitar maior representatividade nessa amostra”, pontuou.
Aracruz possui cerca de 100 mil habitantes, segundo o IBGE. Para a pesquisa do Prêmio Gazeta Empresarial, 300 moradores foram entrevistados. Apesar de ser um grupo pequeno, Orrico garantiu que é suficiente para avaliar o mercado.
“Toda pesquisa tem indicadores científicos que são a margem de erro e o intervalo de confiança. Isso significa que a margem de erro da pesquisa indica quanto o resultado pode variar para mais ou para menos e o intervalo de confiança mostra quantas vezes o resultado se repetirá dentro daquela margem. O que usamos em Aracruz é dois pontos percentuais para mais ou para menos para um intervalo de 95%. Isso quer dizer que, se você fizer aquela pesquisa com aquela amostra 100 vezes, em 95 o resultado dará dentro da margem de erro”. Pessoas interessadas ou que tiverem dúvida sobre a metodologia da pesquisa, podem contactar a equipe comercial da Regional Norte pelo telefone (27) 3373-7678.
Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento foi transmitido pelo portal A Gazeta, respeitando as medidas de segurança e o distanciamento social exigidos pelas autoridades de saúde.“Mesmo em um momento tão adverso para a economia, a Rede Gazeta sabe o quanto essa pesquisa é importante para os empresários. Por isso, fizemos questão de realizar esse evento”, frisou a diretora das Regionais Norte e Noroeste, Maria Helena Vargas.
Confira aqui o lançamento do 8º Prêmio Gazeta Empresarial de Aracruz.
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível