> >
Prova de vida do IPAJM para 43 mil beneficiários é prorrogada para 2022

Prova de vida do IPAJM para 43 mil beneficiários é prorrogada para 2022

Para continuar recebendo os benefícios, aposentados e pensionistas da Previdência do ES devem fazer o recadastramento de acordo com o mês de aniversário. Confira as novas datas

Publicado em 9 de julho de 2021 às 14:59

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Sede do IPAJM, o Instituto do Previdência dos Servidores Estaduais do ES, em Vitória
Sede do IPAJM, o Instituto do Previdência dos Servidores Estaduais do ES, em Vitória. (Rodrigo Gavini)

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) prorrogou para 2022 o recadastramento anual obrigatório, por meio da chamada prova de vida, que teria início no próximo mês de agosto. A mudança é válida para os aposentados e pensionistas da Previdência estadual, que são cerca de 43 mil pessoas.

Prova de vida do IPAJM para 43 mil beneficiários é prorrogada para 2022

O recadastramento terá início em janeiro e será feito por etapas, seguindo o mês de aniversários dos beneficiários. Segundo o IPAJM, a alteração do calendário visa a dar continuidade aos cuidados de prevenção ao coronavírus.

A coordenadora do Recadastramento do IPAJM, Márcia Fiorotti, destaca que a prova de vida é obrigatória e que sua não realização resulta na suspensão do benefício. "O recadastramento tem por objetivo principal comprovar que o segurado está vivo e, assim, garantir que continue recebendo o pagamento do benefício previdenciário, que é seu direito".

 “O recadastramento deve ser realizado no mês de aniversário do segurado e começará somente a partir do ano que vem. Então, por exemplo, se o aposentado faz aniversário em fevereiro de 2022, ele terá que proceder com a prova de vida no mês de fevereiro de 2022", explica.

Fiorotti pondera ainda que não haverá bloqueio de pagamento referente ao ano de 2021, não sendo necessário portanto comparecer agências bancárias ou ao IPAJM neste momento.

O Instituto ressalta ainda que, conforme normativas que tratam do recadastramento, todos os aposentados e pensionistas, civis e militares, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Ministério Público precisarão participar dessa ação em 2022 e não envolverá atualização de dados cadastrais, somente a prova de vida.

As regras mais específicas referentes a esse recadastramento, como o local do procedimento, estão previstas para serem divulgadas até o início de dezembro deste ano. Confira as datas de quando fazer a prova de vida:

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais