> >
Prefeito decreta abertura total de comércio e bares em Colatina: “Libera geral”

Prefeito decreta abertura total de comércio e bares em Colatina: “Libera geral”

Sérgio Meneguelli afirmou que tomou a decisão, que vale a partir de segunda (21), baseado em números da Covid-19 no município. Segundo a prefeitura, município deve entrar em risco baixo na classificação do Estado

Publicado em 17 de setembro de 2020 às 16:36

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Centro de Colatina, no Noroeste do Estado
Centro de Colatina, no Noroeste do Estado . (João Henrique Castro | A Gazeta )

O prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli (Republicanos), anunciou nesta quinta-feira (17) um decreto municipal que estabelece a retomada total das atividades econômicas na cidade, incluindo a abertura de bares e lojas sem limites de dia e horário, a partir da próxima segunda-feira (21). A decisão foi divulgada por Meneguelli em suas redes sociais. Na descrição do vídeo, o político usa a expressão: “Prefeito de Colatina libera geral”.

Meneguelli afirmou que tomou a decisão baseado em números da Covid-19 no município. “Diante dos números que nós já temos e conversando com a minha secretária de saúde, nós estamos caminhando para o risco baixo”, explicou.

Decisão foi anunciada nas redes sociais. (Reprodução Redes Sociais )

Na classificação mais recente do governo do Estado, com vigência entre a última segunda-feira (14) e o próximo domingo (20), a cidade aparece em risco moderado para contaminação de Covid-19. Se continuar nesse patamar, Colatina não pode adotar as medidas que foram anunciadas, nesta quinta-feira, pelo prefeito. 

De acordo com as regras estaduais, em cidades classificadas como risco moderado, as lojas de rua e de centros comerciais podem ficar abertas de segunda a sexta das 10h às 16 horas, e aos sábados das 9h às 15 horas. Os restaurantes estão liberados para funcionar todos os dias da semana, até as 18 horas. Já os bares continuam proibidos, a não ser aqueles que têm registro de bar e restaurante e consigam cumprir, entre outras orientações, distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas para receber a clientela.

Já no risco baixo, estabelecimentos comerciais, restaurantes, bares, shoppings, parques e academias podem funcionar sem restrição de horário e dia da semana. Mas é preciso manter o uso de máscaras e o distanciamento entre as pessoas.

Em entrevista o telejornal ES1, da TV Gazeta, o secretário municipal de comunicação, José Paulo da Costa, afirmou que o município deve migrar para o risco baixo.

“O município de Colatina acompanha diariamente o mapa. Nossa expectativa é que, na próxima atualização, o município esteja no risco baixo, isso deve ser divulgado nesta sexta (18) pelo Estado. Sendo assim, o prefeito se antecipou para que os empresários se preparem”, afirmou.

Nesta quinta-feira, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, anunciou que a maioria dos municípios capixabas deve ter um risco baixo de transmissão da Covid-19 já na próxima semana. A informação foi divulgada durante entrevista à jornalista Fernanda Queiroz, da CBN Vitória.

"Existe uma probabilidade grande de uma quantidade quase absoluta de municípios do Estado ficar com risco baixo, caso a taxa de ocupação de leitos de Covid se mantenha abaixo de 50%, porque há uma queda sustentável de óbitos – onde a média móvel de sete dias está abaixo dois dígitos – e hoje o que mais pesa na definição do risco é o comportamento do óbito", explica Nésio.

A Reportagem de A Gazeta procurou o MPES e o governo do Estado, para comentar o novo decreto, mas os órgãos não se manifestaram até a publicação da matéria.

PREFEITO BARROU DECISÃO SIMILAR DA CÂMARA

O decreto assinado por Meneguelli acontece no momento em que outra situação envolvendo a flexibilização das atividades comerciais está em discussão no município. Em agosto, a Câmara Municipal apresentou um decreto que permitia a liberação de algumas atividades. Alegando que o decreto era inconstitucional, o prefeito vetou a medida. Na segunda-feira (14), os vereadores da cidade decidiram derrubar o veto do prefeito.

Projeto foi vetado por Sérgio Meneguelli
Projeto  da Câmara foi vetado pelo prefeito. (Prefeitura de Colatina/ Divulgação )

Após a derrubada do veto, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) decidiram entrar na Justiça, segundo informou o Estado nesta quinta-feira (17).

As duas instituições vão ingressar em conjunto com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), requerendo a suspensão da lei aprovada no município que autoriza a abertura de lojas e estabelecimentos comerciais em horários diferentes dos estabelecidos pelo mapa de risco do Estado.

Em nota enviada à impressa, a PGE afirma que os municípios têm competência para legislar de forma complementar, mas nunca contrariamente ao que está definido pela legislação estadual.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais