Coronavírus no ES: Casagrande apresenta novo mapa de risco

O governador do Espírito Santo falou sobre últimas medidas de enfrentamento à Covid-19 e apresentou o novo mapa de risco

Publicado em 18/09/2020 às 18h22
Atualizado em 18/09/2020 às 19h18

18:35

Fim da transmissão

"Meu pedido é que a gente continue juntos nesse trabalho. Isso ainda vai ser necessário. Enquanto não tivermos a vacina, vamos conviver com vírus e podemos conviver com óbitos. Vamos ter que continuar seguindo o protocolo. Peço a ajuda de todos para que a gente continue avançando e tendo vitórias, como essa que apresentamos hoje. Obrigado, uma boa noite e bom final de semana".


18:32

"Ainda temos percurso pela frente, vírus ainda está contaminando", diz Casagrande

"É muito bom a gente ver esse mapa quase totalmente verde. Mostra que estamos conseguindo dar passos reduzindo óbitos. Salvar vidas é o nosso objetivo. O primeiro mapa tinha vermelho e amarelo na Região Metropolitana e depois foi ficando amarelo e vermelho e, com o tempo, fomos conquistando a cor verde. O último agora está praticamente todo verde, fico feliz de olhar para este mapa. Mas sei que ainda temos um percurso pela frente, vamos ter que caminhar porque ainda temos óbito. Vírus ainda está contaminando. Todos nós, juntos, conseguimos vitórias importantes".


18:30

75 municípios do ES estão em "risco baixo"

"No eixo vertical, temos as ameaças. No eixo horizontal, temos as vulnerabilidades. Estamos com 47% da ocupação de leitos de UTI. Depois de muito tempo, ficamos muitos meses acima deste número. A vulnerabilidade com ameaça produz o risco e o mapa, que temos a partir de segunda-feira (21), terá 75 municípios em risco baixo e 3 em risco moderado. Montanha, São José do Calçado e Ibatiba estão em risco moderado".


18:27

Ocupação de leitos de UTI está abaixo de 50%

"Enquanto não tivermos a vacina, não poderemos abandonar os protocolos. Tudo que é liberado, é liberado com protocolo para manter distância e controle. É preciso que cada um colabore no cumprimento dessas regras. Outra boa notícia é que nós, depois de muito tempo, estamos abaixo de 50% de leitos de UTI. Chegamos a abrir 715 leitos de UTI e estamos usando leitos para outras enfermidades. Se tiver um outro crescimento, uma nota onda, temos como chegar a esses 715 leitos de UTI. Neste momento, estamos reservando para Covid em torno de 545 leitos de UTI".


18:22

Quem tiver sintomas poderá fazer teste PCR

"Essa semana, a partir de segunda-feira (21), começaremos a ampliar a testagem para todas as pessoas com sintomas. Nosso teste PCR no Lacen era para as pessoas acima de 45. Agora todos, independente da testagem, farão o teste. Isso é para identificarmos os ativos e isolar. Se encontrarmos um positivo, a orientação e protocolo é de que toda a família seja testada".


18:22

Início da transmissão

Casagrande dá início a transmissão ao vivo, cumprimentando internautas e jornalistas.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.