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Publicado em 2 de setembro de 2021 às 20:16
A Petrocity pediu nesta quinta-feira (2) autorização do governo federal para construir uma estrada de ferro para ligar a cidade de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, à Ipatinga, na região do Vale do Aço, em Minas Gerais. O investimento previsto é da ordem de R$ 5 bilhões e deve contar com recursos de investidores estrangeiros. >
José Roberto Barbosa, diretor da Petrocity, esteve em Brasília no lançamento do programa Pro Trilhos, que visa facilitar a construção de ferrovias com investimento totalmente privado. Ao invés de receber uma estrada de ferro através de concessão, as empresas poderão construir e operar os ramais por conta própria, tomando o risco do investimento. Outras quatro empresas também pediram autorização para construir nove ferrovias pelo país.>
No caso do ramal da Petrocity, a intenção é ligar a região do Vale do Aço, em Minas, ao município capixaba onde há o projeto para a instalação do Centro Portuário São Mateus (CPMS), da mesma empresa. O empreendimento aguarda a liberação da licença ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) para prosseguir.
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A intenção é de que a estrada de ferro seja construida margeando a BR 381, ou seja, passando por municípios como Governador Valadares (MG), Barra de São Francisco e Nova Venécia.
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Segundo a Petrocity, em um segundo momento, há ainda o projeto para que a ferrovia chegue até Sete Lagoas (MG), contornando a Serra do Tigre, grande gargalo ferroviário entre a região Centro-Oeste do país e os portos do Espírito Santo. >
De acordo com a empresa, a possibilidade vem sendo apresentada em reuniões no Espírito Santo e Minas Gerais.>
Juntas, as solicitações dizem respeito a 3,3 mil quilômetros de novos trilhos e R$ 53,5 bilhões de investimentos. Com a formalização dos pedidos, eles começam a ser avaliados pelo Ministério da Infraestrutura, responsável por emitir as autorizações, caso os empreendimentos cumpram todos os requisitos exigidos pelo governo federal. >
Modelo semelhante ao que já existe de forma bem-sucedida na exploração de infraestrutura em setores como telecomunicações, energia elétrica, portuário e aeroportuário.>
As novas ferrovias cortam cidades de nove estados em quatro regiões brasileiras: Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí e São Paulo.>
Segundo o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, o Brasil fez uma “escolha ruim” no passado ao exigir que a construção de ferrovias fosse feita exclusivamente pelo poder público. Segundo ele, o encarecimento do petróleo, que fez subir o preço da gasolina, mostrou a importância do investimento privado do setor ferroviário. >
“Nós fizemos uma escolha ruim que nos levou à ineficiência. A conta da escolha ruim veio com a crise do petróleo. Enquanto a gente viveu a crença do petróleo barato não tinha problema. Agora a gente inicia outro ciclo. Se eu tenho um investidor que quer fazer a ligação do ponto A ao ponto B e está disposto a tomar o risco, porque não permitir?”, disse. >
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