> >
Obra de navio da Marinha no Estaleiro Jurong vai criar 600 empregos

Obra de navio da Marinha no Estaleiro Jurong vai criar 600 empregos

Embarcação, que será enviada à Antártica, deve ser construída em 36 meses. O investimento na nova estrutura é de R$ 780 milhões

Publicado em 7 de outubro de 2021 às 14:03

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Projeção do navio da Marinha que será construído pelo Estaleiro Jurong, em Aracruz
Projeção do navio da Marinha que será construído pelo Estaleiro Jurong, em Aracruz. (CLAYTON DE SOUZA)

As obras do Navio de Apoio Antártico (Napant) da Marinha no Estaleiro Jurong, em Aracruz, vão gerar 600 empregos diretos e outros 6 mil indiretos a partir do ano que vem. A previsão é de que o projeto dure 36 meses, com custo total de R$ 780 milhões.

O anúncio de que a empresa do Espírito Santo foi a vencedora no processo licitatório foi feito no último dia 5 de outubro por oficiais da corporação, com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Após a conclusão, a embarcação será enviada à Antártica para atuar no apoio às pesquisas científicas brasileiras na região. O contrato entre a corporação e o estaleiro deve ser assinado no primeiro semestre de 2022.

De acordo com o diretor geral de material da Marinha, almirante de esquadra, José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, o projeto de construção do Napant será gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgeprom) e prevê a aquisição dos equipamentos e sistemas científicos, dos planos de gestão do ciclo de vida e do apoio logístico ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

Após análise das propostas, o Estaleiro Jurong foi escolhido por ter apresentado a melhor oferta dentro dos critérios de seleção da Marinha. O Napant vai substituir o Navio de Apoio Oceonográfico (Napoc) Ary Rangel, construído em 1981.

Segundo informações no site da Marinha, a embarcação deverá ter no mínimo 45% de conteúdo local em sua estrutura e a expectativa é de que crie até 600 empregos diretos durante a construção. Com o investimento, outros segmentos da economia também devem ser movimentados, o que vai impactar em outros seis 6 mil empregos indiretos.

A proposta é que o navio contribua nas atividades de pesquisa oceanográficas e também meteorológicas, com a intenção de alavancar a participação brasileira nas discussões sobre o destino do continente antártico. 

O Estaleiro Jurong e a Marinha foram demandados para explicar o projeto, mas ainda não deram retorno.

Obra de navio da Marinha no Estaleiro Jurong vai criar 600 empregos

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais