> >
Fábrica de fogões vai criar 500 empregos ao ampliar indústria em Sooretama

Fábrica de fogões vai criar 500 empregos ao ampliar indústria em Sooretama

Do total de oportunidades, 200 serão temporárias para a construção de um novo galpão e 300 para a composição do quadro de colaboradores na operação

Publicado em 31 de agosto de 2021 às 12:54

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Fábrica da Itatiaia em Sooretama
Fábrica da Itatiaia em Sooretama vai passar por ampliação nos próximos dois anos. (Bandes/Divulgação)

A Itatiaia, indústria especializada na produção de fogões e móveis de cozinha, vai ampliar a fábrica de Sooretama, no Norte do Espírito Santo, e criar cerca de 500 novos empregos nos próximos dois anos.

Serão 200 oportunidades temporárias geradas durante as obras e cerca de 300 chances para a composição do quadro de colaboradores efetivos da operação. O investimento será na ordem de R$ 55 milhões. 

As informações constam no projeto entregue pela empresa à prefeitura na última semana, segundo o secretário de Arrecadação e Tributos da cidade, Francisco Bittencourt. Ele explicou que a companhia deverá ser beneficiada pela Lei Municipal Complementar nº 12/2019, que prevê a concessão de incentivos fiscais por um período de dez anos.

Segundo o titular da pasta, um decreto do prefeito Alessandro Broedel deverá garantir à companhia a isenção do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e taxas de alvarás como o de construção, o de funcionamento e o habite-se.

“A empresa só aguarda essa autorização para iniciar as obras. Será construído um novo galpão de 18 mil m² para aumentar a produção. A legislação estabelece que a empresa deve priorizar a contratação de mão de obra local”, ressalta Bittencourt.

Para as obras, deverão ser escolhidos profissionais que atuam como pedreiros, eletricistas, carpinteiros e serventes de obras. Eles serão contratados pelas empreiteiras que vão executar a construção. 

As contratações para a operação após a expansão deverão ocorrer a partir de meados de 2023. As oportunidades costumam ser anunciadas pela página de carreira da companhia, no Linkedin e no Vagas.com.

A Itatiaia inaugurou a fábrica capixaba em 2011 e conta hoje com cerca de 800 trabalhadores. A unidade de Sooretama produz anualmente, em média, 480 mil fogões de chão, 360 mil cooktops e 840 mil cozinhas de madeira. Após a ampliação, a empresa terá em torno de 1,1 mil colaboradores e prevê aumentar a capacidade produtiva em 67%. A área total ficará em 58 mil m².

O especialista tributário da Itatiaia, Brendo Simão, comenta que, além dos benefícios da prefeitura, a empresa já realizou, junto ao governo do Estado, a renovação do Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES). 

Aspas de citação

As obras serão realizadas em várias etapas e a nossa previsão é de que ela entre em operação entre julho e agosto de 2023. As contratação vão ocorrer aos poucos. Sentimos a necessidade de expandir a planta fabril para alavancar as nossas vendas e também fomentar a economia da região Norte do Espírito Santo, sempre com foco em nosso consumidor final. Um outro ponto que levou a essa decisão foram as exportações de nosso produtos, que cresceram 10% entre 2019 e 2021.

Brendo Simão
Especialista tributário
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais