A Gazeta portal de notícias do Espirito Santo

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Finanças

ES é reconhecido com nota A no Tesouro Nacional pelo 14° ano seguido

A classificação é resultado da análise da Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios (Capag), referente ao ano de 2024

Publicado em 15 de Setembro de 2025 às 18:09

André Cypreste

Publicado em 

15 set 2025 às 18:09
O Espírito Santo foi reconhecido, nesta segunda-feira (15), com a nota A+ na análise da Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios (Capag), promovida pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Este é o 14º ano seguido em que o governo capixaba recebe a classificação máxima e o segundo como A+. Além disso, o Estado também obteve a nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que avalia a precisão, integridade, consistência e qualidade das informações contábeis e fiscais.
“Isso é o resultado de uma administração pautada pela responsabilidade fiscal, transparência e compromisso com o bem-estar dos capixabas. Com contas equilibradas, ampliamos investimentos em todas as áreas, fortalecendo o desenvolvimento regional e gerando oportunidades aos capixabas”, afirmou o governador Renato Casagrande.
Espírito Santo é reconhecido novamente por Nota A+ do Tesouro Nacional
Casagrande (ao centro) comemorou a conquista do Estado Crédito: Giovani Pagotto/Governo ES
A análise diz respeito ao desempenho do Estado em 2024 e compreende avaliações sobre a capacidade de endividamento, a poupança corrente e a liquidez do Estado. O resultado atesta a qualidade da saúde financeira do Espírito Santo, mostrando que tem gerido os recursos em caixa de maneira eficiente para cumprir com as suas obrigações financeiras e realizar investimentos.
O secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa, destacou a solidez das contas públicas e a gestão fiscal do governo como pontos fundamentais para o reconhecimento em cenário nacional. “Essa conquista demonstra que estamos no mais elevado patamar de excelência em transparência, equilíbrio e qualidade das finanças públicas. Mais do que um indicador, é a prova de que o Espírito Santo está preparado para crescer de maneira sustentável”, comentou.
Além do Espírito Santo, foram premiados com a nota A+ Rondônia, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Ceará e Paraíba.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Vai fazer o Enem? 5 direitos dos candidatos que você precisa conhecer antes da prova
Operação Finados 2026 se inicia na sexta (30)
PRF reforça fiscalização nas rodovias do ES durante feriadão de Finados
Deputados tomam posse na Assembleia Legislativa do ES
Como será a relação do Casagrande senador com o Pazolini governador?

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.