Manter-se relevante ao longo do tempo e atento às mudanças ao seu redor: esse é, atualmente, um dos maiores desafios de qualquer empresa e foi também debatido na 22ª edição do Prêmio Gazeta Empresarial, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Com o tema “No tempo do seu reconhecimento”, o projeto, que destaca as marcas mais lembradas pelo consumidor na região, foi celebrado na noite de sexta-feira (1º).
No evento, empresários de diversos setores mostraram não só que se antecipam às inovações ao seu redor, mas que querem construir esse futuro na Região Sul capixaba, investindo ainda mais em tecnologia, expertise e infraestrutura nos próximos anos.
Para o prefeito Victor Coelho, um dos grandes diferenciais de Cachoeiro de Itapemirim, que faz com que o município se consolide como um polo de diferentes setores, é uma política de atração de investimentos que vai além do básico e enxerga a cidade como um todo. Um exemplo é o investimento nas obras de infraestrutura, que têm como objetivo deixar Cachoeiro ainda mais atrativo para as empresas que escolhem se estabelecer na região.
E as empresas que são atraídas querem continuar crescendo. Fernando Lemgruber, diretor presidente da Unimed Sul Capixaba, conta que a instituição está investindo principalmente em inovação. Com mais de 98 mil clientes, mais de 1.100 colaboradores e 450 médicos, a marca tem ampliado os serviços para solucionar não só os problemas de saúde dos seus clientes, mas criando uma relação de acompanhamento do paciente em todas as fases da vida, como forma de prevenção a doenças.
Elizeu Crisostomo, presidente do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, também acredita que a inovação é o ponto–chave, e isso é feito com investimento não só em tecnologias, mas em uma equipe preparada e qualificada para atender as diferentes áreas. Na organização, um dos projetos em andamento é ampliação o tratamento oncológico, por meio da construção do Hospital do Câncer, que tem previsão de ser finalizado em quatro anos.
Para Marcos Mendanha, diretor da BRK, concessionária prestadora de serviços de água e de esgoto em Cachoeiro, a inovação também se faz no dia a dia, se superando em atender com eficiência as necessidades dos clientes. O diretor cita como exemplo a universalização do saneamento básico. Com um contrato de concessão para os serviços de abastecimento no município, a BRK já conquistou as metas de universalização propostas pelo governo federal, atendendo 99,57% da população do município com água potável, além de ter 98,15% do esgoto tratado.
Júnior Corrêa, gerente financeiro da Cofril, acredita que outro ponto que deve ser de atenção para as empresas é a qualidade do produto, umas das maiores preocupações da marca. Já bem estabelecida no Espírito Santo, um dos projetos em andamento é o de consolidação da companhia também fora do Estado.
Essas propostas de inovação e projetos bem estabelecidos de crescimento a curto, médio e longo prazos são alguns dos fatores que fazem com que o setor de comércio e serviços seja tão relevante para a economia de Cachoeiro. Celso Luiz Costa, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, acredita que é um momento de retomada para o setor.
E todo crescimento passa pela educação. Padre Anísio Baldessin, reitor do Centro Universitário São Camilo, conta que, só na universidade, são mais 300 empregos gerados, time formado por pessoas com a mesma missão: oferecer uma educação de qualidade para os cachoeirenses. Uma prova de que o trabalho tem dado certo é que a faculdade foi a única instituição de ensino superior da Região Sul a ter o curso de Direito reconhecido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES).
Esse também é o propósito da Casa das Tintas, que tem uma rede de lojas em todo o Sul do Estado e, como conta o diretor Wellington Gama, tem o objetivo de continuar crescendo. Após investir no novo centro de distribuição, o propósito é abrir novas lojas.
São empresas que não só estão atentas às mudanças, mas decidiram construir o futuro que acreditam na Região Sul do Espírito Santo Para Bruno Passoni, Diretor da TV Gazeta Sul, a 22ª edição do Prêmio Gazeta Empresarial mostra que essa abertura ao futuro é o que faz com que as marcas continuem bem posicionadas e, consequentemente, tenham resultados cada vez mais eficientes.
“Porque a gente entende que uma marca bem posicionada facilita bastante a obtenção de resultados. Esse é o objetivo do Prêmio Gazeta: mostrar para o empresário como ele está no mercado e como ele pode continuar crescendo”, finaliza.
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