> >
Cooperativas do ES concluem estudos e desistem de se unir

Cooperativas do ES concluem estudos e desistem de se unir

Cooabriel e Coopbac estavam em conversa para possível incorporação das cooperativas, mas anunciaram nesta terça-feira (3) que vão seguir separadas

Publicado em 3 de junho de 2025 às 19:34

Novo armazém de café da Cooabriel, em Águia Branca, Noroeste do ES
Novo armazém de café da Cooabriel, em Águia Branca, no Noroeste do Estado Crédito: Divulgação/Cooabriel

Em conversas desde o ano passado para viabilizar uma possível incorporação, a Cooabriel, maior cooperativa de café conilon do Brasil, e a Coopbac (Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré) desistiram de se unir após finalizarem estudos de viabilidade. A informação foi divulgada nesta terça-feira (3).

O processo envolvendo as duas cooperativas do Espírito Santo havia sido instalado no segundo semestre de 2024. Uma comissão mista foi criada para acompanhar as fases de auditoria e levantamento de dados. Após análise, as diretorias entraram em consenso pela não continuidade do processo de incorporação.

Com sede administrativa em São Gabriel da Palha, no Noroeste do Estado, a Cooabriel atua no café conilon e também com apiário, contando com 8 mil cooperados. Já Coopbac tem sede em São Mateus, no Norte capixaba, e possui forte atuação no mercado de pimenta-do-reino, com 350 cooperados. A união entre as empresas havia sido pensada para ampliar o volume de negócios e para o  fortalecimento das cooperativas.

00:00 / 01:18
Cooperativas do ES concluem estudos e desistem de se unir

As cooperativas informaram que darão continuidade às suas operações de forma singular, mas seguirão abertas a projetos de intercooperação. Os ritos para o encerramento das tratativas seguem em andamento.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Cooperativas Café Conilon Fusão

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais