> >
Capitania vai investigar queda de bloco de rocha no Porto de Vitória

Capitania vai investigar queda de bloco de rocha no Porto de Vitória

CPES abriu um inquérito para apurar as causas, circunstâncias e possíveis responsabilidades pelo incidente ocorrido na quarta-feira (17)

Publicado em 19 de setembro de 2025 às 16:46

O bloco despencou durante uma operação de carga no Porto de Vitória, na manhã desta quarta-feira (17).

A queda de um bloco de rocha ornamental durante operação no Porto de Vitória na última quarta-feira (17) será investigada pela Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES). 

O bloco de rocha ornamental se soltou de um guindaste durante o carregamento do navio e caiu no porão sobre outras pedras já carregadas. O impacto provocou a quebra da peça em várias partes. Não houve feridos. 

Segundo a CPES, após o incidente, foi aberto um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas, circunstâncias e possíveis responsabilidades relativas à queda do bloco de pedra de granito no convés do navio Chipolbrok Moon.

Segundo o Sindicato dos Estivadores, há registros de acidentes do mesmo tipo com outras cargas e em outros navios, com rompimento do cabo de aço do guindaste de bordo.

00:00 / 01:13
Capitania vai investigar queda de bloco de rocha no Porto de Vitória

Questionada se acidentes semelhantes ocorreram com a embarcação recentemente, a Capitania dos Portos informou que não houve registro de IAFN com ocorrência similar a essa nos últimos anos.

"Concluído o inquérito e cumpridas as formalidades legais, o mesmo será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, o qual dará vista à Procuradoria Especial da Marinha, para que adote as medidas previstas", informou a entidade.

Por meio de nota, a Vports informou que o navio segue atracado no complexo portuário de Vitória e que a ocorrência está sob investigação da Capitania dos Portos.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Capitania dos Portos

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais