> >
Caixa vai abrir 75 novas agências e contratar 1,5 mil empregados

Caixa vai abrir 75 novas agências e contratar 1,5 mil empregados

Na contramão do Banco do Brasil, a Caixa iniciou um processo de expansão para aumentar a capilaridade do banco, com foco nas regiões Norte e Nordeste. Do total, 20 unidades serão especializadas no agronegócio

Publicado em 29 de janeiro de 2021 às 10:03- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vitória - ES - Movimentação em frente agência da Caixa Econômica na Reta da Penha para retirada do benefício do Governo Federal.
Agência da Caixa Econômica na Reta da Penha, em Vitória. (Vitor Jubini)

Em transmissão pelas redes sociais com o presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou na noite desta quinta-feira (28) a criação de 75 novas unidades do banco em todo o Brasil, sendo 20 unidades especializadas no agronegócio. A medida vai na contramão do que têm feito os bancos privados e até mesmo o Banco do Brasil, que também é estatal, e anunciou recentemente um grande plano de enxugamento de agências e de demissão.

Para a expansão, a Caixa também prevê aumento no número de funcionários. Haverá um reforço imediato das equipes nos próximos meses com a contratação de 566 novos empregados. Até o final do ano, a Caixa pretende contratar outras 1.000 pessoas.

Questionado por A Gazeta, o banco explicou que, para isso, serão convocados os candidatos aprovados no concurso público de 2014.

De acordo com Guimarães, assim, “além de reforçar o time de atendimento, o banco fomenta a economia, gerando emprego e renda a centenas de famílias”.

Segundo a estatal, a expansão visa aumentar a capilaridade do banco, com foco nas regiões Norte e Nordeste, e beneficiará cerca de 18 milhões de brasileiros. 

ONDE SERÃO AS NOVAS AGÊNCIAS

Na região Nordeste, serão abertas 36 novas unidades: 16 no Maranhão, nove no Ceará, sete no Pernambuco, duas na Bahia, uma na Paraíba e uma no Piauí. Na região Norte, são 19 novas unidades: 16 no Pará, duas no Amazonas e uma em Rondônia.

Para a região Centro-Oeste, a Caixa vai abrir 10 unidades: quatro no Mato Grosso, três em Goiás e três em Mato Grosso do Sul. Na região Sul, duas unidades serão abertas no Paraná e mais uma no Rio Grande do Sul.

Sete unidades serão inauguradas na região Sudeste: três em Minas Gerais, duas em São Paulo e duas no Rio de Janeiro. Nenhuma está prevista para o Espírito Santo.

Segundo a Caixa, com essa expansão o banco estará presente em todos os municípios brasileiros com mais de 40 mil habitantes e vai chegar a 4.200 agências. O banco público também ampliará a quantidade de agências-caminhão de 8 para 12 unidades.

NA CONTRAMÃO DO BANCO DO BRASIL

No dia 11 de janeiro, o Banco do Brasil informou ao mercado que aprovou um plano de reorganização para ganhos de eficiência operacional que prevê, entre outras medidas, o fechamento de 361 unidades da instituição, sendo 112 agências, além da criação de um Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e de um Programa de Desligamento Extraordinário (PDE) para desligar cerca de 5 mil funcionários.

O plano de reorganização prevê ganhos de eficiência e otimização em 870 pontos de atendimento do país, com a desativação de 361 unidades (112 agências, sete escritórios e 242 postos de atendimento), a conversão de 243 agências em postos de atendimento e oito postos de atendimento em agências, transformação de unidades de negócios em Lojas BB, sem guichês de caixa, relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios e criação de 28 unidades de negócios.

Segundo o banco, a implementação plena das medidas deve ocorrer durante o primeiro semestre deste ano. A economia líquida anual estimada por estes movimentos é de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais