> >
ArcelorMittal quer reduzir uso de água doce com sistema que tira sal do mar

ArcelorMittal quer reduzir uso de água doce com sistema que tira sal do mar

Planta tem capacidade inicial para dessalinizar 500 m³/hora de água e garantirá maior segurança hídrica para a empresa; entenda como vai funcionar

Publicado em 13 de setembro de 2021 às 19:09

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Captação da água do mar
Captação de água do mar: líquido dessalinizado será usado em processos de resfriamento. (Mosaico Imagem/ArcelorMittal)

ArcelorMittal Tubarão inaugurou, nesta segunda-feira (13), uma estrutura para retirar o sal da água do mar, em um processo chamado de dessalinização. O sistema permitirá que a companhia reduza em até 30% o consumo de água doce que, atualmente, é captada no Rio Santa Maria da Vitória, por meio da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

A planta, pioneira no Espírito Santo e nas unidades do grupo pelo mundo, terá capacidade inicial para dessalinizar 500 m³/hora de água. Hoje, o consumo total do complexo industrial em território capixaba é de cerca de 1800 m³/hora.

A água dessalinizada não será utilizada para consumo humano, mas em processos de resfriamento necessários para a produção da siderúrgica. Conforme destacou o presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, Benjamin Baptista Filho, a nova planta está alinhada à estratégia da empresa frente a cenários de crise hídrica, como o que vive atualmente o país.

Ele explica que diante de eventual escassez hídrica, como já aconteceu em outros momentos, é priorizado o uso da água para consumo humano e animal e, somente depois, o uso industrial. Segundo o CEO, anteriormente, a necessidade de racionamento já prejudicou a empresa.

O executivo observa ainda que, em 2016, diversos estudos previram mudanças na disponibilidade média de água e eventos hidrológicos críticos, que poderiam ocorrer na região Sudeste do Brasil nos 20 anos seguintes.

"Para enfrentarmos esse período, nós fizemos inúmeras alterações e melhorias nos nossos processos de consumo de água doce e conseguimos, nesse período, reduzir o nosso consumo de água doce em cerca de 40% do que tomávamos no princípio desses eventos hídricos, em 2015. Ficamos estudando o que fazer, já que as previsões que tínhamos na época eram de que eventos dessa natureza seriam cada vez mais frequentes."

A planta de dessalinização, construída em área de cerca de 6 mil m², é uma solução mais definitiva para eventuais momentos de racionamento. Embora ainda não supra toda a demanda de água da companhia, a estrutura é configurada por módulos, e poderá ser ampliada futuramente, de modo a aumentar sua capacidade, se necessário.

O vice-presidente de Operações de Aços Planos da ArcelorMittal, Erick Torres, explica que o sistema utiliza uma tecnologia de osmose reversa, bastante comum em países como Israel, Espanha e Estados Unidos.

"O processo de dessalinização fica baseado em duas filtrações prévias, com discos. Depois a gente faz uma ultrafiltração, onde pega mais detalhes da água do mar, para que, então, no processo de bombeamento sob pressão, a gente leve essa água para os squids de osmose reversa, que é a utilização de uma membrana muito fina para fazer a captura do sal."

São captados 1.300 m³/hora de água do mar, sendo que, do total, 500 m³/hora são dessalinizados. O restante resulta em uma água com maior concentração de sal, a salmoura, que será devolvida ao mar por um canal de retorno já existente na usina. Torres reforça que não há impactos ambientais significativos, pois resulta em uma concentração de sal apenas 1% superior ao habitual, em um raio de 500 metros. A partir dessa distância, a salmoura é completamente diluída.

PROCESSO DE DESSALINIZAÇÃO: ENTENDA COMO FUNCIONA

Dessalinização da água do mar: osmose Reversa
Unidade de dessalinização de água do mar. (Mosaico Imagem/ArcelorMittal)

O processo de dessalinização da água do mar é dividido em algumas etapas principais.

  • Primeiramente, é feita a captação da água do mar.
  • Na sequência, a água captada do mar chega ao sistema de alimentação, que, com cinco bombas, bombeia  o líquido de acordo com a demanda de cada estação.
  • Nesse processo, é adicionado cloreto férrico, que auxiliar no processo de ultrafiltração da água.
  • Após essa etapa, é feito o pré-tratamento para remoção de partículas presentes na água do mar. Para isso, a água pressurizada passa por uma bateria com cinco filtros disco autolimpantes, que fazem a filtragem da água. Cada filtro passa por um processo de limpeza automática, de acordo com o tempo de operação e a qualidade da água do mar.
  • Em seguida, é feito o pré-tratamento da água para a osmose reversa. Funciona assim: a água pressurizada e filtrada alimenta os trens de ultrafiltração, de modo a remover sólidos suspensos e materiais coloidais, além de reduzir a presença de bactérias e vírus. Nessa fase, é acidicionado bissulfito de sódio para remoção de residual de cloro.
  • Finalmente, é realizado o processo de osmose reversa, que é dividido em duas etapas.
  • A água ultrafiltrada é direcionada a vasos de pressão, dentro dos quais é forçada, através de membranas semiperveáveis em espiral, que retém o sal e separam uma solução concentrada de água salgada da água dessalinizada.
  • A água dessalinizada, que chega à tubulação no centro do vaso, é utilizada exclusivamente para uso industrial. Já a salmoura (solução concentrada de água salgada) volta para o mar.  
  • Nessa etapa de osmose reversa é utilizado antiincrustante para auxiliar na proteção das membranas e soda para garantir  o adequado PH da água produzida.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais