> >
Aeroporto de Vitória ganha prêmio e é eleito um dos 4 melhores do país

Aeroporto de Vitória ganha prêmio e é eleito um dos 4 melhores do país

O prêmio "Aeroportos + Brasil" teve como principais vencedores os terminais de Brasília/DF, Campinas/SP e Curitiba/PR, além do capixaba. Azul ganhou como melhor companhia aérea

Publicado em 3 de março de 2020 às 15:21

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Fachada do Aeroporto Internacional de Vitória, um dos 4 melhores do Brasil em 2019. (Carlos Alberto Silva)

Aeroporto de Vitória foi considerado um dos quatro melhores terminais aeroportuários do país em 2019 em premiação realizada nesta terça-feira (3) pelo Ministério da Infraestrutura, em Brasília. O prêmio "Aeroportos + Brasil" teve como principais vencedores os terminais de de Brasília/DF, Campinas/SP e Curitiba/PR, além do capixaba.

Os melhores aeroportos do país foram definidos com base nos resultados consolidados da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, ao longo de 2019, divididos em três categorias: até 5 milhões passageiros ano, de 5 a 15 milhões e acima de 15 milhões.

O Eurico de Aguiar Salles recebeu o prêmio na categoria até 5 milhões de passageiros por ano. Como até o dia 1º de janeiro de 2020 o terminal era operado pela Infraero (passando a ser gerido pela Aeroportos Sudeste do Brasil só em 02/01), o trófeu foi entregue à Infraero.

O resultado geral de 2019 colocou o Aeroporto de Vitória à frente de outros sete terminais do mesmo porte: Maceió, Manaus, Goiânia, Belém, Cuiabá, Florianópolis e Natal.

Nesta edição do prêmio, houve empate entre Campinas e Curitiba na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros. Já Brasília, que teve o primeiro lugar na categoria acima de 15 milhões de passageiros ano.

Para o ministro Tarcísio de Freitas, a melhoria dos serviços aos usuários é perceptível nos aeroportos brasileiros. “A gente percebe o acerto do programa de concessões, que mexeu também com a Infraero, que melhorou sua gestão e concorre hoje de igual para igual com aeroportos concedidos”, disse.

COMPANHIAS AÉREAS

Já na parte da premiação voltada para as companhias aéreas, a Azul Linhas Aéreas venceu, pelo segundo ano consecutivo, as duas categorias: o “check-in mais eficiente” e a “restituição de bagagem mais eficiente”.  

Freitas lembrou que 2019 foi um ano difícil para a aviação civil com a quebra da Avianca no Brasil e a crise dos 737-Max. Apesar disso, o preço das passagens aéreas vem caindo. “Estamos começando a equilibrar oferta e demanda, temos um mercado resiliente, forte”, afirmou o ministro.

“Estamos na direção correta com as concessões, na questão regulatória, enfrentando o custo do querosene da aviação, fazendo investimentos para o crescimento da aviação regional. Temos uma engrenagem muito bem azeitada trabalhando em prol da aviação civil, que tem tudo para crescer. Esse serviço vai ser cada vez mais universalizado”.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais