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Publicado em 10 de junho de 2022 às 16:25
O Aeroporto Regional de Linhares tem previsão de receber voos comerciais a partir de janeiro de 2023. O prazo foi dado pelos governos federal e do Estado, que entregaram nesta sexta-feira (10) a nova pista de pousos e decolagens do aeroporto, com 1.860 metros.>
Com a nova pista pronta, faltando apenas a instalação de alguns equipamentos de auxílio à operação de voos, a expectativa agora é pela conclusão das obras do terminal de passageiros, que está sendo ampliado para conseguir receber até 200 passageiros e cinco voos comerciais por dia.>
A previsão é que as obras do terminal, que são tocadas pelo governo do Estado, sejam concluídas até dezembro. O antigo terminal foi demolido e o novo já está em construção. O investimento é de R$ 2,7 milhões.>
No evento de inauguração da pista, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, explicou que a obra era uma prioridade no Estado para aumentar a oferta de voos regionais no país. Segundo ele, há expectativa de voos da Azul Linhas Aéreas para Linhares a partir da conclusão do terminal.>
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Em março, a companhia aérea confirmou para A Gazeta que mantém o interesse de operar em Linhares e que continua com tratativas com o Estado para viabilizar a operação.>
Segundo o governador Renato Casagrande, com a finalização das obras o Aeroporto de Linhares poderá receber aviões do mesmo porte que já recebe hoje o Aeroporto de Vitória. >
O ministro sinalizou ainda a possibilidade de uma nova parceria com o governo capixaba, dessa vez para construção de um novo aeroporto em Cachoeiro de Itapemirim.>
Agora com 1.860 metros. a pista de pousos e decolagens do aeroporto regional tinha 1.350 metros. Com a ampliação, a estrutura passa a ter capacidade para receber aviões como o Boeing 757/200, que tem capacidade para até 239 passageiros em uma única classe. >
A homologação do aeroporto, que se refere à parte técnica, que atesta a capacidade operacional da pista, em conformidade com os regulamentos da Anac, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 21 de fevereiro. >
As obras na pista tiveram início em 2018. O investimento total foi de cerca de R$ 65 milhões, sendo que R$ 45 milhões - 70% do valor - vieram do governo do Estado e outros R$ 18 milhões do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), do governo federal. >
As intervenções contemplaram construção e sinalização luminosa das novas pistas de pouso/decolagem e de taxiamento de aeronaves; melhoramento da pista de táxi já existente e sinalização horizontal.>
A ideia inicial para Linhares era construção de um terminal de passageiros de médio porte, com tamanho similar ao do antigo Aeroporto de Vitória. A capacidade seria de 7 mil passageiros/dia, num investimento que seria feito em convênio entre os governos federal e estadual.>
No entanto, segundo o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, a ampliação da estrutura antiga, de pequeno porte, seria mais rápida para que o aeroporto pudesse receber operações comerciais. Dessa forma, o Estado priorizou esse investimento e decidiu postergar o projeto para o terminal mais amplo, como mostrou A Gazeta. >
Glanzmann explicou que o projeto para a construção de um grande terminal em Linhares não morre com a obra atual e que ainda está nos planos dos governos federal e estadual, assim como o Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim.>
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