Sair
Assine
Entrar

Números da Pnad

11 mil trabalhadores procuram emprego há mais de 2 anos no ES

Dados do IBGE apontam que, das 85 mil pessoas desocupadas no Espírito Santo, 11 mil estão buscando colocação por mais tempo

Publicado em 16 de Maio de 2025 às 17:19

Leticia Orlandi

Publicado em 

16 mai 2025 às 17:19
Candidata procura emprego pela internet
No total, 85 mil pessoas estão procurando emprego no Espírito Santo Crédito: Pixabay
Mais de 11 mil trabalhadores do Espírito Santo estão em busca de emprego há mais de dois anos. Foi o que apontou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) relativa ao primeiro trimestre de 2025, divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No total, 85 mil pessoas estão procurando emprego no Espírito Santo. O número permanece estável em relação ao trimestre anterior e apresenta queda de 34,4% em relação ao primeiro trimestre de 2024. Isso representa 44 mil pessoas a menos.
A maior parte dos desempregados, 43 mil, estão na busca por ocupação entre um mês a menos de um ano. Outros 24 mil procuram há menos de um mês e 7 mil de 1 ano a menos de 2 anos.
A taxa de desocupação no Espírito Santo, de janeiro a março deste ano, foi de 4%, permanecendo estável em relação ao trimestre anterior e apresentando queda de quase dois pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2024 (quando foi de 5,9%).
11 mil trabalhadores procuram emprego há mais de 2 anos no ES
No Estado, a população ocupada é de 2,063 milhões de pessoas. Outros 1,298 milhão estão fora da força de trabalho. Já a população desalentada (aquela que desistiu de procurar emprego) é de 26 mil pessoas.
A Pnad mostra ainda que o rendimento médio mensal real habitual de todos os trabalhos no Espírito Santo é de R$ 3.441 – são R$ 162 a mais do que o mesmo período do ano passado.
Os empregados do setor privado somam 1,076 milhão de pessoas, sendo 778 mil com carteira assinada. Outras 508 mil pessoas trabalham por conta própria e 774 mil são trabalhadores informais.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Marjane Satrapi, a voz iraniana no exílio que transformou 'Persépolis' em literatura universal
Motorista morre em grave acidente envolvendo três veículos na estrada de Pontal do Ipiranga
Motorista morre em grave acidente envolvendo três veículos em Linhares
Bombeiros resgatam três cães presos em penhasco na divisa entre ES e MG
Bombeiros resgatam três cães presos em penhasco na divisa entre ES e MG

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados