> >
Vila Velha restringe 2ª dose de Coronavac para moradores da cidade

Vila Velha restringe 2ª dose de Coronavac para moradores da cidade

Município informou que, devido à escassez da vacina em todo o Brasil, cada município está priorizando seus moradores; comprovante de residência deverá ser apresentado no momento da imunização

Publicado em 1 de junho de 2021 às 22:01

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
 GERAL - BRASILIA, COVID-19, VACINAÇÃO DRIVE-THRU CORONAVAC -Profissional de saúde nesta quinta-feira, 18 de março, prepara uma dose da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, antes de aplicar em idoso em um drive-thru. 18/03/2021
Profissional de saúde prepara uma dose da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. (Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo)

Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV) divulgou nesta terça-feira (1º) a abertura de novas vagas de agendamento para a segunda dose da vacina Coronavac contra a Covid-19 nesta quarta (2), às 17h. Para a surpresa de muitos, uma das novas exigências é de que um comprovante de residência seja apresentado no momento da vacina pelos munícipes.

A reportagem de A Gazeta recebeu questionamentos em relação à novidade, já que nos primeiros meses de vacinação, o comprovante de residência não era exigido no momento da imunização. Sendo assim, moradores de municípios vizinhos puderam tomar a primeira dose da vacina no município de Vila Velha sem problemas.

Questionada sobre o que vai acontecer com estas pessoas que tomaram a primeira dose, mas não moram no município, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade  explicou que os comprovantes de residência agora exigidos são exclusivamente para vacinação com o imunizante Coronavac.

Vila Velha vai exigir comprovante de residência para 2ª dose da Coronavac
Vila Velha vai exigir comprovante de residência para 2ª dose da Coronavac. (Reprodução | Instagram)

"Neste momento, devido à escassez da vacina em todo o Brasil, cada município está priorizando seus munícipes. Solicitamos comprovante de residência e comprovante da primeira dose", reiterou em nota. A secretaria afirmou que a nova orientação é para que cada morador procure seu município de origem para realizar o agendamento.

A reportagem de A Gazeta também acionou a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), que informou que a parte operacional das ações de vacinação é realizada e definida pelos próprios municípios.

Em nota, a Sesa frisou que o Espírito Santo trabalha em parceria na coordenação das estratégias, com orientações e recomendações —  e, em caso de ações dentro dos serviços de vacinação, que sejam realizadas estratégias para evitar aglomerações como agendamento on-line ou telefônico, além de outras estratégias previstas no Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação da Covid-19.

Sobre a questão da exigência de comprovante de residência, a Sesa finalizou dizendo que os municípios têm autonomia para essa decisão, baseada no quantitativo de vacinas disponíveis. "No entanto, caso o município esteja recusando vacinar moradores de outras cidades, é importante que no ato do agendamento o cidadão seja informado por meio de mensagem ou outra forma definida pelo gestor", finalizou em nota.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais