> >
Vila Velha prevê até demissão para punir servidor que furar fila da vacina

Vila Velha prevê até demissão para punir servidor que furar fila da vacina

A portaria é assinada pela secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, e pelo secretário municipal de Controle e Transparência, Otávio Júnior Rodrigues Postay

Publicado em 27 de janeiro de 2021 às 07:39- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Ana Claudia Souza, enfermeira servidora na Unidade de Saúde de Araças. tomou a vacina contra Covid-19 de Oxford Astrazeneca
Vacina contra Covid-19 de Oxford/Astrazeneca ´aplicada em Vila Velha. (Fernando Madeira)
Vila Velha prevê até demissão para punir servidor que furar fila da vacina

Prefeitura de Vila Velha publicou, nesta quarta-feira (27), uma portaria definindo que o servidor municipal da Saúde pode ser demitido se furar a fila da vacina contra a Covid-19.

A portaria é assinada pela secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, e pelo secretário municipal de Controle e Transparência, Otávio Júnior Rodrigues Postay.

As novas regras ainda determinam que o profissional da Saúde pode ser demitido ou suspenso  caso haja a aplicação da vacina em um usuário do SUS que não esteja enquadrado no grupo prioritário.  

Segundo a prefeitura, o cometimento dessa falta funcional implicará em abertura de processo administrativo disciplinar contra o profissional do SUS que aplicou a vacina, sendo punível com a suspensão ou demissão do cargo em que ocupa, ressalvado o direito ao contraditório e a ampla defesa. Se essa aplicação ocorrer por negligência do servidor, o profissional pode ser suspenso em 180 dias.

A portaria de Vila Velha é semelhante a uma portaria publicada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que também estabeleceu punições para quem furar fila da vacina. Esses casos são considerados faltas graves. A portaria da Sesa já tinha determinado que os municípios publicassem regras parecidas.

Os usuários do SUS que estiverem fora do grupo prioritário ou receberem a vacina contra a Covid-19 fora da ordem do calendário de vacinação estarão sujeitos à responsabilização cível e penal dos órgãos competentes.

Em Vila Velha, a Secretaria Municipal de Saúde vai destinar um supervisor técnico para todos os locais de vacinação para ser responsável pelo controle e segurança à imunização, com o objetivo de sanar dúvidas dos profissionais do SUS e observar se os imunizantes estão sendo destinados ao público correto, conforme definido pelo Ministério da Saúde e pela Sesa.

Este vídeo pode te interessar

As denúncias de possíveis casos de "fura fila" em Vila Velha podem ser feitas pela ouvidoria municipal, no telefone 162 ou pelo site https://sistemas.vilavelha.es.gov.br/ouvidoria/; ou pela ouvidoria da secretaria municipal da Saúde, pelo telefone 3239-1731.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais