> >
Vídeo: jiboia devora sagui em área florestal de Brisamar, em Vila Velha

Vídeo: jiboia devora sagui em área florestal de Brisamar, em Vila Velha

No flagrante da natureza selvagem, a jiboia estrangula o sagui, enquanto outros macacos ficam em volta. Em seguida, a cobra "faz digestão", pendurada em uma árvore; veja

Publicado em 21 de maio de 2021 às 18:10

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Cobra devora sagui em área florestal do Morro do Cruzeiro, em Brisamar, Vila Velha
Cobra devora sagui em área florestal do Morro do Cruzeiro, em Brisamar, Vila Velha. (@morrodocruzeirobrisamar | Instagram)

Uma cena protagonizada por uma jiboia no Morro do Cruzeiro, no bairro Brisamar, em Vila Velha, chama a atenção de quem gosta dos flagras da natureza. A imagem foi registrada por Penha Dalfior, que compartilhou o vídeo com a página @morrodocruzeirobrisamar, no Instagram. A jiboia aparece em cima de uma árvore devorando um sagui.

O vídeo é curioso: a jiboia está no alto de uma árvore e estrangula o sagui enquanto outros macacos do mesmo bando também ficam em volta. Em seguida, a imagem da cobra "fazendo digestão", ainda pendurada em uma árvore. Veja abaixo.

Em entrevista à reportagem de A Gazeta, o biólogo Yuri Leite, professor na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), contou que a jiboia tem uma dieta principalmente de vertebrados, e que ela se alimenta de mamíferos como o sagui e, principalmente, roedores, marsupiais, lagartos e aves também.

"Ela não é especializada em nenhum grupo, tem uma dieta variada. Não é surpresa, existem outros registros de saguis na dieta dessas cobras", detalhou.

Em relação à reação dos macacos, Yuri explicou que os saguis são animais que vivem em grupos, e que é normal que qualquer coisa que aconteça com um membro do grupo, os outros vão ficar lá e tentar ajudar.

"Mas ali é muito difícil, quando ela deu o bote ali, não tem muito o que fazer. Mas eles estão ali porque um membro do grupo foi atacado. Se possível, às vezes tentam ajudar", completou o biólogo.

Yuri detalha que tanto o sagui quanto a jiboia, são animais comuns na Região Metropolitana do Espírito Santo e nos parques, onde têm árvores. "Não é algo surpreendente, esperamos que aconteça de fato, mas talvez a gente não veja toda hora", concluiu o professor.

O veterinário Yhuri Nóbrega, também coordenador do Projeto Caiman, complementa. "É um registro muito bacana! Esse comportamento da jiboia é absolutamente normal. Está dentro do cardápio dela. Os saguis são extremamente sociais, vivem em bandos e esse comportamento é para tentar afugentar ou espantar o predador", disse.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais