ASSINE

Veja onde conseguir mudas de plantas de graça na Grande Vitória

Se você também virou pai ou mãe de planta e está sempre atrás de uma mudinha nova, é bom saber: alguns municípios da Grande Vitória fazem doação de mudas

Publicado em 16/04/2021 às 08h49
Atualizado em 19/04/2021 às 13h03
Viveiro no município de Vila Velha  tem mais de 30 espécies disponíveis para doação
Viveiro no município de Vila Velha tem mais de 30 espécies disponíveis para doação. Crédito: Letícia Siqueira / PMVV

Desde que a pandemia começou, muita gente passou a apostar nas plantas como uma forma de trazer mais beleza e alegria para dentro de casa. Há quem tenha, inclusive, transformado o cuidado com as plantinhas em uma espécie de passatempo nesse período tão difícil. Se você também virou pai ou mãe de planta e está sempre atrás de uma mudinha nova, é bom saber: alguns municípios da Grande Vitória fazem doação de mudas. 

Em Vila Velha, o morador pode ir até o viveiro municipal, no bairro Vila Guaranhuns, e escolher até três mudas para levar para casa.  Mais de 30 espécies de plantas de pequeno e médio porte são cultivadas no local. Mas antes de ganhar as plantinhas, é preciso preencher um cadastro. Não esqueça de levar um documento com foto.

De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, o viveiro funciona desde 2019. No entanto, a procura não tem sido grande pois as pessoas ainda conhecem pouco o local. Entre as mudas mais procuradas estão: Pata de Vaca, Aroeira e Ipês. Mais de 5 mil mudas de plantas e de árvores são produzidas por mês.

“Toda produção do espaço contribui com o município na revitalização e arborização de praças, parques, escolas, canteiros e jardins comunitários”, completa o secretário de Serviços Urbanos, Anadelso Pereira. 

Viveiro no município de Vila Velha  tem mais de 30 espécies disponíveis para doação
Viveiro no município de Vila Velha produz mis de 5 mil mudas por mês. Crédito: Letícia Siqueira / PMVV

SERRA

Na Serra, a prefeitura fornece mudas de plantas aos moradores há mais de 30 anos. As mudas para doação estão disponíveis no Parque da Cidade, no bairro Parque Residencial Laranjeiras, sempre às terças-feiras; e no Jardim Botânico, em Serra Sede, de segunda a sexta-feira. A prefeitura dispõe de cerca de  40 mil mudas de espécies variadas.

Para conseguir as mudas, o morador precisa levar uma foto do terreno em que elas serão plantadas para que os técnicos da prefeitura orientem sobre as melhores plantas. De acordo com a prefeitura do município, são cerca de 40 mil mudas de espécies variadas.

Por causa da pandemia, o serviço está suspenso. O Parque da Cidade, por exemplo, está fechado. 

CARIACICA

Em Cariacica, o viveiro de mudas fica no bairro Santo Antônio, onde são cultivadas, em média, sete mil mudas, divididas entre espécies ornamentais e nativas. No entanto, a doação de mudas é destinada à arborização urbana.

"Munícipes podem solicitar até seis mudas de espécies arbóreas no viveiro de mudas da Prefeitura para plantio em vias públicas", informou o município por nota.

O viveiro de mudas funciona de segunda a sexta-feira. Visitas devem ser previamente agendadas pelo telefone (27) 3354-5403.

VITÓRIA

Em Vitória, o município não faz doação de plantas aos moradores. As mudas são destinadas ao reflorestamento e ao plantio de novas árvores na cidade. "A Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) informa que dispõe de dois viveiros para reposição e plantio de árvores no munícipio. As mudas também são utilizadas em ações educativas", informou a prefeitura por nota.

Correção

19 de Abril de 2021 às 13:06

Versão inicial da matéria trazia, erroneamente, a informação de que a Prefeitura da Serra disponibiliza mudas de cerca de 40 mil espécies diferentes. A prefeitura esclarece que, na verdade, possui atualmente cerca de 40 mil mudas de espécies variadas. A informação foi corrigida e a matéria, atualizada. 

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.