> >
Veja locais da Grande Vitória que ganharão totem de segurança

Veja locais da Grande Vitória que ganharão totem de segurança

Governo do Estado anunciou que vai investir R$ 19 milhões na tecnologia; instalação começará na próxima semana, com conclusão em 90 dias

Publicado em 18 de junho de 2025 às 15:12

Modelo de como vai ser totem de segurança que será instalado em seis cidades da Grande Vitória
Modelo do totem de segurança que será instalado em seis cidades da Grande Vitória Crédito: Governo do Estado

governo do Espírito Santo vai implantar 40 totens de segurança em pontos estratégicos da Região Metropolitana da Grande Vitória, exceto Fundão. Os equipamentos têm o objetivo de aumentar a presença do Estado em locais de vulnerabilidade social, de grande circulação de pessoas, regiões comerciais relevantes ou com alta incidência de crimes contra o patrimônio. O investimento é de R$ 19 milhões, com recursos provenientes do Tesouro Estadual. A instalação começará na próxima semana e deverá ser concluída em 90 dias. Confira abaixo onde a tecnologia ficará instalada.

As estruturas têm quatro metros de altura, voltadas ao monitoramento urbano inteligente. São equipados com giroflex semelhante ao das viaturas policiais, comunicadores de alta potência, botão de comunicação direta com o Ciodes 190, câmeras 360° e sistema de mensagens automáticas de áudio.

Pelo botão de comunicação, qualquer cidadão poderá se comunicar com as Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, contribuindo para a inibição da prática de crimes e acelerando a resposta em caso de emergência.

A solução incorpora, ainda, tecnologia de inteligência artificial, capaz de identificar aglomerações e invasões a áreas restritas, realizar contagem de pessoas e objetos, reconhecer placas de veículos com restrições, como furtos ou roubos, e analisar comportamentos suspeitos, emitindo alertas automáticos.

O totem será totalmente integrado ao ecossistema de segurança pública do governo do Estado, atuando em conjunto com o Cerco Inteligente e o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes 190), fortalecendo a prevenção e a redução da criminalidade e da violência, funcionando como pontos de vigilância ativos, ampliando a presença das forças de segurança nos espaços públicos e aprimorando a resposta a situações de risco.

Tecnologia diminuiu violência em outros Estados

A experiência de outros Estados brasileiros mostrou impacto direto dos totens na melhoria segurança. Em municípios paulistas, como Cotia e Diadema, os equipamentos contribuíram para redução de 96% em furtos, invasões e vandalismos em frente às escolas municipais, além de uma queda de 36% nas ocorrências criminais nas áreas monitoradas.

Em Rondônia, foi registrada diminuição nos casos de latrocínio, roubos a comércios e residências, e feminicídios. Já no Pará, os homicídios caíram 67%, atingindo em abril de 2024 o menor número de casos desde 2010.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais