Estagiário / danilo.muniz@redegazeta.com.br
Publicado em 11 de junho de 2025 às 17:06
Com a chegada das festas juninas o risco de acidentes aumenta e alegria da data pode se tornar um grave problema. Para não acontecer imprevistos, algumas medidas podem ser adotadas por quem vai aproveitar as festividades. Os cuidados devem ser redobrados quanto à montagem da decoração, acendimento da fogueira e uso de fogos de artifício. Vale reforçar que apesar de frequente, a soltura de balões é considerada crime ambiental.
A atenção com a rede elétrica também é importante para a prevenção de acidentes. Na hora de montar barracas, por exemplo, instalações de energia devem ter autorização da EDP, concessionária que atende parte dos municípios capixabas. A utilização de ligações clandestinas é crime. Além disso, essa conduta pode gerar incêndios, curto-circuitos, choques e queda de energia. Objetos metálicos como, arames, escadas ou andaimes, precisam, também, ficar distantes da fiação elétrica.
As fogueiras, produtos inflamáveis ou que geram calor não podem ficar perto dos fios elétricos e de áreas de vegetação. Fogos de artifício também não podem ser soltos nesses espaços. É importante destacar que, segundo a EDP, a soltura de balões representa um dos maiores riscos desse período. A venda, produção e transporte de balões é proibida e pode resultar em multa ou até prisão de quem for pego no ato.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta