> >
Veja como ler a oração escrita por capixaba durante a gripe espanhola

Veja como ler a oração escrita por capixaba durante a gripe espanhola

Aposentada Ada Maria Barcellos, que encontrou a oração distribuída por sua avó, explica como ler a prece, que é dividida em quatro blocos com uma cruz ao meio

Publicado em 28 de abril de 2020 às 09:00- Atualizado há 4 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Súplica a Nossa Senhora pelo fim da Pandemia
Súplica a Nossa Senhora pelo fim da Pandemia. (Marcelo Franco)

Uma oração dividida em quatro partes por uma cruz. De acordo com a aposentada Ada Maria Barcellos, que a encontrou entre os documentos que guardava de sua falecida mãe, há um percurso a ser feito para a sua leitura. A família estima que a origem da prece seja do período da gripe espanhola, que começou a se propagar no Brasil entre março e maio de 1918. A mensagem de fé era escrita e distribuída para que as famílias pudessem afixar em suas portas, como proteção para as casas.

A leitura, segundo Ada, deve começar pelo quadrante superior do lado esquerdo. Permanecendo no mesmo lado, siga para a parte de baixo. Logo depois, vá para o lado direito, na parte superior, e conclua deste mesmo lado, na parte inferior. “Termine dizendo um amém. Agradecendo”, observa a aposentada.

A mensagem foi encontrada pela aposentada durante uma faxina, dentro de uma bolsinha que pertenceu a sua mãe, Vivaldina Duarte de Barcelos, já falecida. “Encontrei uma bolsinha da minha mãe (Vivaldina), que ficou comigo após a morte dela. Nela estava um papel bem enroladinho. Foi até difícil abrir. Foi uma surpresa descobrir que era a oração que ela escreveu", conta.

Lembrando que o mundo vive uma nova pandemia, desta vez causada pelo novo coronavírus (Covid-19), que no mundo já matou milhares de pessoas, a aposentada resolveu distribuir a mensagem de fé entre os seus familiares e agora até para os amigos e vizinhos. “As coisas de Deus precisam ser compartilhadas. Antes precisávamos escrever à mão. Hoje podemos usar o computador e as redes sociais. O importante é que todos se unam em uma oração, para não perder a graça divina, e conseguirmos bloquear esta pandemia”, pondera.

ONDE AFIXAR A ORAÇÃO

Segundo a aposentada, a prece é uma súplica à Nossa Senhora, pedindo que ela interceda junto a seu filho Jesus, para acabar com a doença, protegendo as casas. Quando Ada era criança, lembra que sua mãe fazia várias cópias da oração e a distribuía entre os vizinhos. Em algumas ocasiões, Ada e a irmã faziam o trabalho. "Ela copiava e passava para as pessoas. Outras ocasiões eram as filhas que faziam o trabalho, já éramos alfabetizadas. Todos tinham uma cópia pregada ou colada na porta para espantar a doença", relata.

Aposentada Ada Maria Barcellos, em seu cantinho de oração. ela achou uma oração escrita pela mãe na época da gripe espanhola
Aposentada Ada Maria Barcellos, em seu cantinho de oração. (Arquivo pessoal)

Era uma tradição antiga,  diz a aposentada, que explica que as pessoas podem hoje fazer adaptações. “Você pode imprimir e plastificar e colocar na porta de sua casa ou apartamento, como faziam os antigos”, observa.

Outra alternativa é deixar a prece no cantinho de oração da casa - para os que possuem -, ou dentro da Bíblia. “Os que desejarem podem ainda carregar na carteira ou bolsa. Nas empresas que permitem, ele pode levar para seu local de trabalho. O importante é não deixar de fazer a oração, não perder a graça”, destaca Ada.

NOS TEMPOS DA GRIPE ESPANHOLA

Vivaldina morou grande parte de sua vida em Itaúnas, Conceição da Barra, Norte do Estado. Ainda na infância, ela vivenciou o drama da gripe espanhola, cujos primeiros casos começaram a ser registrados no Brasil entre os meses de março a maio de 1918. "Ela tinha uns 10 a 12 anos na época e os casos duraram até 1920. Anos depois, quando eu tinha a mesma idade dela, vivenciamos a gripe asiática, em 1958", conta Ada.

Alberto Ferreira da Costa Neto recebeu da mãe cópia da oração escrita pela avó supostamente durante a gripe espanhola
Oração escrita pela mãe da aposentada Ada Barcellos. (Alberto Ferreira da Costa Neto)

Durante a gripe espanhola, Vivaldina escrevia a oração e distribuía para seus vizinhos. Anos depois, ensinou as filhas a fazerem o mesmo, durante a gripe asiática. Nesta segunda pandemia, relata Ada, sua avó, por acreditar que era um retorno da gripe espanhola - só anos depois descobriram a confusão -, lançou mão da antiga oração e, de novo, voltou a distribuí-la entre os vizinhos, para ajudar a protegê-los. "Por isto acredito que ela tenha criado a oração quando ainda tinha uns 12 anos, na época da gripe espanhola. Quando veio a outra gripe, repetiu a oração, para proteger a família e os vizinhos", pondera.

CLIQUE ABAIXO PARA BAIXAR A SÚPLICA À NOSSA SENHORA 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais