> >
Um ano após enchente, Iconha ainda se recupera da devastação na cidade

Um ano após enchente, Iconha ainda se recupera da devastação na cidade

Segundo a Prefeitura de Iconha, algumas famílias de Iconha ainda recebem aluguel social e mais de 400 receberam o cartão-reconstrução e também há previsão de desassoreamento do rio para evitar nova tragédia

Publicado em 18 de janeiro de 2021 às 13:04- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Iconha recebe ajuda do exército
Exército atuou na limpeza em Iconha. (Fernando Madeira )

Depois da tragédia, foi preciso encontrar forças para recomeçar a se reerguer em meio ao caos. Agora, 12 meses após a enchente, ainda tem gente trabalhando muito para reconstruir o que perdeu. As marcas do dia 17 de janeiro permanecem no município.

Na casa do José Maurício Ferreira, a reforma ainda está em andamento. Já a filha dele, ainda não teve coragem de retornar para a casa. “Tudo que tem na casa foi comprado depois da enchente. A casa da minha filha havia acabado de ficar pronta, no dia da enchente, mas ela não consegue voltar, porque o rio está com areia e ela está com medo. Ela vai dar um tempo”, contou o aposentado.

Loja de roupas atingida pelas chuvas em Iconha
Loja de roupas atingida pelas chuvas em Iconha. (Divulgação)

Muitas lojas fecharam as portas e não retomaram as atividades, mas boa parte dos comerciantes se organizaram e retomaram os atendimentos. “Com a fé em Deus voltamos. Tivemos a ajuda de todos. Os clientes vieram pagar e os fornecedores que foram parceiros e prorrogaram os títulos que tinha em aberto”, disse a comerciante Mônica Bianchini.

Segundo a prefeitura, algumas famílias de Iconha ainda recebem aluguel social e mais de 400 receberam o cartão-reconstrução. “As casas que foram danificadas que estão às margens do rio e não podem mais serem reformadas, o município está em diálogo com essas famílias para dar condição desta casa ser feita em outro lugar, desde que a pessoa tenha uma área, ou se não tiver, o município está buscando áreas para construção dessas novas casas”, explicou o prefeito Gedson Paulino.

Sobre o rio, o prefeito disse que a administração municipal está, junto ao governo do Estado, providenciando para os próximos meses o desassoreamento do rio para que a água das chuvas não voltem a invadir as casas.

Hospital de Iconha fica destruído após as chuvas
Hospital de Iconha fica destruído após as chuvas. (Fernando Madeira)

hospital do município, que também ficou inundado, passou por obras e voltou a funcionar meses após a enchente. “Foi uma noite que a gente achava que não ia terminar. Removemos pacientes do segundo para o terceiro andar. Tudo muito rápido”, disse a técnica de enfermagem, Lesangela Casteglione.

Para reconstrução das pontes e estradas destruídas, o município conta com as equipes do governo estadual. “São oito pontes em Iconha, totalizando R$ 10 milhões, e mais R$ 25 milhões na recuperação da rodovia que liga Iconha até Vargem Alta. São reconstruções como essas que a gente está demarcando depois de um ano”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Exército realiza mutirão em Bom Destino, Iconha
Exército realiza mutirão em Bom Destino, Iconha. (Fernando Madeira)

A solidariedade vinda de várias partes do Estado e do país, fez a diferença para os moradores atingidos. “Nós vencemos através da ajuda. Se não fosse a ajuda das pessoas, a nossa fé, a solidariedade e principalmente a esperança, a gente não estaria se reerguendo com essa força de vontade”, disse a moradora Bárbara Volponi, gerente de cultura e turismo de Iconha.

O trabalho de limpeza, reforma e reconstrução está registrado além da memória do morador de Iconha. As fotos tiradas por quem acompanhou tudo, estão expostas na escadaria da igreja, no Centro da cidade.

Chuvas deixam rastro de destruição em Iconha, no Sul do Espírito Santo(Fernando Madeira)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais