> >
Ufes e Ifes abrem mais de 4,4 mil vagas pelo Sisu; Saiba como concorrer

Ufes e Ifes abrem mais de 4,4 mil vagas pelo Sisu; Saiba como concorrer

A consulta do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pode ser feita via internet. No Estado, há 4.473 vagas disponíveis em instituições de 19 municípios

Publicado em 6 de abril de 2021 às 02:00

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre inscrições nesta terça-feira (6). (Divulgação)
Autor - Isaac Ribeiro
Isaac Ribeiro
Repórter de Cotidiano / [email protected]

O Espírito Santo conta com 4.473 vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021/1. É o que indica a consulta aberta pelo Ministério da Educação (MEC) no site do Sisu. Os candidatos poderão se inscrever na disputa das mais de 200 mil vagas em instituições públicas de ensino do país a partir desta terça-feira (6). As inscrições seguirão abertas até sexta-feira (9).

De acordo com a assessoria de imprensa da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), as vagas são em Vitória, Alegre e em São Mateus. Já o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) abriu oportunidades na Capital, Vila Velha, Guarapari, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Ibatiba, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante.

Ufes e Ifes abrem mais de 4,4 mil vagas pelo Sisu; Saiba como concorrer

Metade das vagas do Instituto Federal é reservada às ações afirmativas (cotas). Os cursos são presenciais, porém, o Ifes poderá adotar estratégias flexíveis de ensino, de forma exclusiva e excepcional em função da situação ocasionada pela pandemia Covid-19.

COMO CONSULTA E SE INSCREVER

A consulta de vagas do Sisu pode ser feita pelo nome do curso, pela instituição de ensino ou pela cidade através do site sisu.mec.gov.br/vagas. A página fornece as listas de graduações, instituições e municípios participantes da seleção do segundo semestre. Até o momento foram divulgadas 209.190 vagas, que serão distribuídas em 5.685 cursos de 110 instituições.

As opções estão distribuídas nas modalidades de ampla concorrência e em diferentes categorias de cotas e ações afirmativas. Podem participar do processo os candidatos que fizeram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zeraram a redação.

Os interessados terão a oportunidade de escolher até duas opções de curso. Durante o período de inscrição, será possível acompanhar os balanços diários do Sistema de Seleção e as notas de corte de cada uma das opções de curso. Caso deseje, o inscrito terá a chance de mudar as graduações escolhidas.

O resultado final será divulgado em 13 de abril e as matrículas dos aprovados em primeira chamada serão realizadas entre os dias 14 e 19 do mesmo mês. Quem não for convocado, terá uma lista de espera à disposição entre os dias 13 e 19 de abril.

Errata Correção
6 de abril de 2021 às 15:14

A matéria foi publicada, na manhã desta terça-feira (06), com um erro no título sobre o número de vagas. São mais de 4,4 mil vagas e não 4,7 mil como divulgado originalmente. A reportagem foi atualizada. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais