> >
Temporal alaga ruas, casas e gera transtornos em Colatina

Temporal alaga ruas, casas e gera transtornos em Colatina

Moradores reclamam que sempre que chove forte a região é afetada com alagamentos. Obras de macrodrenagem devem ser retomadas no local

Publicado em 21 de fevereiro de 2024 às 10:33

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

Um temporal com forte chuva causou alagamentos em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, na noite de terça-feira (20). De acordo com a Defesa Civil do município, foram aproximadamente três horas de temporal, com raios, muito vento e 39 mm de acumulado de precipitação. A região próxima do Córrego São Silvano foi uma das mais afetadas, dentre elas, os bairros São Silvano e Carlos Germano Naumann.

A reportagem de A Gazeta teve acesso a imagens de uma oficina mecânica, localizada na Rodovia do Café, no Carlos Germano, que foi inundada pela água. Para salvar equipamentos e pneus, os funcionários colocaram os materiais em cima da carroceria de um caminhão.

Em entrevista para o Bom Dia ES, da TV Gazeta, a comerciante Cláudia Camilo, esposa do proprietário do estabelecimento, conta que tudo foi muito rápido. Como o local é de bastante movimentação, a passagem de veículos levava mais água para dentro da oficina.

“A gente não esperava que fosse chover tanto em pouco tempo. A gente colocou, levantou as coisas para cima numa rapidez… Aqui, por ser via, os caminhões passam, quebra, derruba tudo, acaba com o portão, tudo que tem, destrói”.

Aspas de citação

Toda vez é essa mesma luta, toda vez que chove, é esse mesmo desespero, a gente não consegue. A gente não consegue dormir, a gente não descansa

Cláudia Camilo
Comerciante
Aspas de citação

Ao lado da oficina da família de Cláudia há outra mecânica, da família de Marilene Malfer. Ela contou que o estabelecimento não foi afetado, mas entrou água na casa onde mora, que fica no mesmo quintal, e está trabalhando agora na manhã de quarta-feira (21) para limpar tudo.

“Graças a Deus não estragou nada dentro de casa, mas sempre que chove tem esse problema sério. Toda chuva que dá, enche de água. É muita lama, muita sujeira que vem da rua. Choveu muito, mas não foi tanta chuva para isso. As manilhas estão entupidas, só tem uma boca desentupida. Os córregos enchem, a água sobe pelo asfalto”, disse Malfer.

Aspas de citação

É preciso tomar uma providência. A gente está esperando há muitos anos por uma solução. Sempre que tem eleição dizem que vão fazer algo, mas param na metade

Marilene Malfer
Proprietária de oficina
Aspas de citação

Segundo o boletim da Defesa Civil Estadual, emitido às 6h desta quarta (21), não há registro de pessoas desalojadas ou desabrigadas na cidade. Não houve também ocorrências de deslizamentos de terra.

A Prefeitura de Colatina informou que equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Obras, de Trânsito, de Assistência Social e do Sanear estão mobilizadas no trabalho devido às ocorrências. Qualquer emergência, o contato da Defesa Civil é (27) 99883-0305.

Apesar das reclamações de moradores e comerciantes, a administração do município informou que os bueiros e o córrego são limpos com frequência, "um trabalho de prevenção que foi ampliado nos últimos meses. Prova disso, é que a água baixou com rapidez nos locais alagados. Além disso, o Governo do Estado está retomando a obra de macrodrenagem na região, o que vai reduzir os alagamentos no bairro".

A reportagem de A Gazeta procurou a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) para obter mais informações sobre a obra de macrodrenagem na região. Quando a resposta for obtida, o texto será atualizado. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais