A Gazeta portal de notícias do Espirito Santo

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Jardim da Penha

Teatro do Sesi segue isolado um mês após incêndio em Vitória

A área foi isolada preventivamente pela Findes, enquanto o Corpo de Bombeiros prorrogou o prazo para concluir a perícia que vai apontar as causas e a origem do fogo

Publicado em 08 de Novembro de 2026 às 08:54

Caroline Freitas

Publicado em 

08 nov 2026 às 08:54
Fumaça pôde ser vista de vários pontos de Vitória

Um mês após o incêndio que destruiu o interior do Teatro do Sesi, em Jardim da Penha, Vitória, o imóvel permanece completamente isolado e sem qualquer previsão de quando poderá reabrir as portas ao público.


De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), a área foi cercada de forma preventiva para assegurar a integridade de quem circula pelo entorno. A etapa de recuperação sequer começou.


"O início dos trabalhos de limpeza, remoção de materiais e execução das obras ocorrerá somente após o recebimento e a análise do laudo técnico do Corpo de Bombeiros, bem como a liberação da documentação necessária por parte da seguradora", destacou a instituição.

A causa do incêndio
Incêndio atinge teatro do Sesi em Jardim da Penha
Fernando Madeira | A Gazeta

As chamas, que consumiram o teatro na manhã de 8 de outubro, geraram pânico e obrigaram, por segurança, a evacuação imediata da escola que funciona no mesmo complexo. Apesar de o fogo ter sido controlado pelas equipes do Corpo de Bombeiros no mesmo dia, a causa do incêndio ainda é desconhecida. 


Inicialmente, a expectativa era de que o laudo da corporação ficasse pronto em até 20 dias, mas o prazo foi prorrogado por mais 20 dias. Com isso, a nova previsão é que o documento seja concluído até 17 de novembro.

"A prorrogação é de 20 dias, conforme permite a legislação, e o novo prazo se encerra no dia 17/11. A contagem pode ser interrompida caso haja necessidade de aguardar resultado de exames específicos realizados por outros órgãos", informou o Corpo de Bombeiros.

Veja Também 

Como funciona a perícia de incêndios do Corpo de Bombeiros no ES

Como funciona a perícia de incêndio no ES e quando é gratuita

O que se sabe e o que falta esclarecer
Interior do teatro totalmente destruído


Segundo o capitão Scardini, do Corpo de Bombeiros, o incêndio destruiu o interior do teatro, incluindo cadeiras e estofados. Apesar dos danos, as chamas ficaram restritas ao espaço. A galeria de arte, as salas da Escola Sesi de Cultura e as obras expostas no local não foram atingidas. O Centro Cultural Sesi, do qual o teatro faz parte, havia sido reinaugurado em 15 de julho deste ano.


Atendimento médico


Seis prestadores de serviço que estavam no teatro fazendo a manutenção de um vazamento de água e ajudaram no combate inicial ao incêndio foram encaminhados, por precaução, para avaliação médica. Segundo o Sesi, todos receberam alta e não houve feridos.


Não havia atividade escolar no teatro


De acordo com o Corpo de Bombeiros, não havia atividade escolar no teatro quando o fogo começou. Uma equipe de manutenção trabalhava no telhado do espaço naquele momento. A fumaça provocada pelo incêndio, no entanto, levou à retirada dos estudantes da Escola de Referência Sesi, que funciona no mesmo terreno. Segundo a instituição, os alunos foram encaminhados ao ginásio e posteriormente liberados às famílias.


Força-tarefa no combate


Cerca de 30 bombeiros participaram dos trabalhos de combate às chamas. O fogo foi controlado no mesmo dia.


O que provocou o incêndio


A causa do incêndio ainda não foi determinada. Segundo o Sesi, uma equipe de prestadores de serviço realizava manutenção de um vazamento de água no teatro quando o fogo começou. Ainda não há informação sobre eventual relação entre o serviço e o início das chamas. O laudo do Corpo de Bombeiros ainda não ficou pronto.


Onde o fogo começou


As informações divulgadas até o momento não esclarecem o ponto exato em que as chamas tiveram início. A definição dependerá da perícia e da apuração sobre as circunstâncias do incêndio.

Veja Também 

Da esquerda para a direita: Milton Neves, Aldino Alves Almeida, Gildeson Gama Leite e Ilmar Gama

Laudo aponta etanol em alojamento onde quatro morreram em Vila Valério

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Moda “athleisure”
Roupa de academia fora da academia? Conheça a tendência 'athleisure'
Imagem de destaque
Assista as finais do Campeonato Capixaba de Seleções de Beach Soccer
Imagem de destaque
'Eu não sabia que tinha deficiência de vitamina D até desmaiar no trabalho'

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.