> >
Tamiflu: entenda em quais casos tomar o remédio para gripe e os riscos

Tamiflu: entenda em quais casos tomar o remédio para gripe e os riscos

Procura por medicamento que combate o vírus da gripe aumentou nas farmácias. Especialistas alertam para uso indiscriminado e reforçam necessidade de orientação médica

Publicado em 7 de janeiro de 2022 às 17:03

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Remédio contra a gripe só pode ser usado em casos graves e precisa de prescrição médica. (Tony Hisgett/Creative Commons)

Com o aumento dos casos de gripe, o Espírito Santo vê crescer a procura de remédios para tratar a doença, entre eles o Oseltamivir, popularmente conhecido como Tamiflu. O medicamento é capaz de atuar contra o vírus da Influenza, mas especialistas alertam: só deve ser usado em casos bem específicos de gripe e com orientação médica. 

Aspas de citação

Não é para ser tomado por quem acha que está com gripe. O uso indiscriminado faz com que o vírus fique resistente. E aí, quando a pessoa realmente precisar do remédio, ele não vai funcionar

Carlos Urbano
Médico infectologista
Aspas de citação

O Tamiflu tem como princípio ativo o fosfato de oseltamivir. Diferente dos antigripais que são vendidos para aliviar sintomas como febre e mal estar, esse é um antiviral, que age contra o vírus da gripe. Nas farmácias, custa cerca de R$ 250.

O medicamento necessita de prescrição médica e só pode ser usado em casos graves de Síndrome Respiratória Aguda Grave, ou por pacientes considerados do grupo de risco que apresentem síndrome gripal, como destaca o infectologista Carlos Urbano. 

"Não funciona para a Covid-19, resfriados, asma ou pneumonia. É um medicamento fundamental para quem tem a gripe grave, com falta de ar, ou para pacientes com chances de evoluir para um quadro grave", informou.

Para quem é indicado o uso do Oseltamivir/Tamiflu

- Grávidas em qualquer idade gestacional, puérperas até duas semanas após o parto;
- Adultos com mais de 60 anos;
- Crianças menores de 5 anos;
- População indígena aldeada ou com dificuldade de acesso a centros de saúde;
- Pacientes com Síndrome Gripal (SG);
- Pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG);
- Indivíduos que apresentam: asma, problemas no pulmão, tuberculose, doenças cardiovasculares (excluindo hipertensão arterial), problemas renais e no fígado, doenças no sangue e distúrbios metabólicos.

Ministério da Saúde

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), 55 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave foram confirmados no Espírito Santo e oito pessoas morreram só nas últimas três semanas de 2021. Diante desse cenário, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, orientou os municípios a aumentar a oferta do Tamiflu. 

"Municípios devem aumentar a capacidade de testagem, atendimento ambulatorial e também da oferta do Tamiflu na atenção básica", disse em entrevista coletiva na última quarta-feira (05).

No sistema público de saúde, o Tamiflu é disponibilizado por meio de prescrição médica a imunodeprimidos, gestantes e idosos que apresentam síndromes gripais, independente da confirmação ou não para Influenza. O secretário de Saúde, contudo, alertou para a necessidade de uma prescrição criteriosa do medicamento.

"O profissional da saúde deve considerar os sintomas e deve decidir se o paciente irá ou não utilizar o Tamiflu. Alerto a população que o uso do medicamento é para um grupo específico, sem o uso indiscriminado", ponderou Nésio. 

De acordo com o infectologista Carlos Urbano, o uso sem necessidade do medicamento pode levar a uma resistência viral, além do desabastecimento acelerado nas unidades de saúde e farmácias. Com isso, pacientes com real necessidade do remédio podem ficar sem, e ter o caso de gripe agravado.

"Se todo mundo que achar que está com gripe, tomar, vai fazer o vírus ficar resistente e depois o remédio não vai funcionar. E vai faltar para quem precisa. É um medicamento antiviral, que só pode ser tomado sob orientação médica e não pode ser prescrito para todo mundo", frisou.

Além disso, Urbano destaca que o medicamento deve ser administrado em até 48 horas após os primeiros sintomas, caso contrário não apresenta os benefícios pretendidos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais