Subsecretário de Saúde atualiza cenário de combate à Covid-19 no ES

Luiz Carlos Reblin traz o panorama da Covid-19 e atualiza as ações de enfrentamento da doença no Espírito Santo em uma coletiva de imprensa ao vivo; acompanhe em tempo real

Vitória
Publicado em 08/12/2020 às 14h10
Atualizado em 08/12/2020 às 15h10

PARTE 2 DA COLETIVA


15:05

Fim da transmissão

"Agradecemos a todos que acompanharam a coletiva. Que a gente possa resistir, preservar vidas e vencer. Muito obrigado".


15:03

Festas de fim de ano no ES

"A circulação das pessoas é livre em território nacional. Temos feito orientações conforme o nosso mapa de risco, introduzido desde o início da pandemia. E há medidas estruturais como, por exemplo, o impedimento de realização de eventos públicos, shows, isso está previsto desde o início. No mais, a responsabilidade do fluxo de turistas é de cada cidade: organização do litoral, onde tem praia. O Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estão sempre disponíveis para atuar de maneira prévia. O mais importante é a responsabilidade individual para aquilo que chamamos atenção: necessidade da utilização da máscara, higienização das mãos e não aglomerar, frequentando o espaço que seja".


14:59

Possíveis reações que podem causar suspensão do plano de vacinação

"Desde reações imunológicas, quadros de todos os tipos, inclusive a morte. São eventos que podem levar a suspensão temporária ou suspensão definitiva da vacina. É importante deixar isso claro. Por isso precisamos de 4 ou 5 vacinas, independente de que uma delas tenha a sua utilização seja interrompida temporariamente ou permanentemente".


14:56

"Ainda não temos agenda ampla de vacinação em massa", diz secretário

Nésio Fernandes: "Nós ainda não temos uma agenda ampla, robusta, de vacinação em massa. Nós ainda iremos insistir com o Ministério da Saúde de que, havendo vacinas disponíveis com quantidade suficiente para reforçar a imunização nos primeiros três meses, é necessária uma avaliação técnica e aquisição de todas as vacinas disponíveis. Entendemos que as disputas políticas, escolhas ideológicas, de fato atrapalham muito a condução desse momento de crise na pandemia. Também pedimos por reuniões periódicas. Reforço à população capixaba que o governo fará todos os esforços, buscaremos estratégias para que ainda haja imunização no primeiro semestre do próximo ano. Entendemos que estamos preparados, com logísticas e insumos, para imunizar a população".


14:51

Ministério da Saúde anuncia vacinação para segunda quinzena de fevereiro de 2021

Nésio Fernandes: "Nós tivemos por quase 3h de reunião um intenso debate sobre as últimas atualizações sobre as vacinas. O Ministério da Saúde afirmou que o Brasil já possui contratos com a garantia de compra de 300 milhões de doses para 2021. Durante a coletiva, o ministro da Saúde afirmou que o ministério deverá comprar e adquirir todas as vacinas aprovadas pela Avisa, e de acordo com a necessidade do momento. Ainda há dúvidas e preocupações na perspectiva de que não houve ação categórica de adquirir as vacinas do Butantan, por exemplo. Há uma boa notícia de que, na previsão do ministério, a vacinação no Brasil se inicie com poucas doses na segunda quinzena de fevereiro. Os governadores expressaram opinião conjunta, de que dependemos da unidade nacional para aquisição e distribuição de todas as vacinas disponíveis para imunizar toda a população brasileira em 2021".


14:46

Pausa na transmissão

Subsecretário pede pausa de 5 minutos durante live sobre o cenário da Covid-19 no ES. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ainda não informou se voltará em novo link de transmissão. Assim que informar, o tempo real será atualizado.


14:42

Plano de vacinação no ES e definição de grupos prioritários

"O Estado tem um plano de vacinação. Como a sala de vacina de organiza, como será o agendamento, isso está concluído. Estamos preparados, adquirimos insumos necessários para aplicação da vacinação. O Espírito Santo está pronto, assim que a vacina estiver disponível. O cronograma foi estabelecido pelo Ministério da Saúde, estamos aguardando essa confirmação. O próprio ministério vai definir os grupos prioritários".


14:38

Conversas com a Pfizer e armazenamento das vacinas

"Conversamos com a Pfizer no sentido de conhecer os detalhes específicos da vacina, como ela foi elaborada, como é armazenada, quais os efeitos... É um conhecimento que hoje é público do Brasil e do restante dos países. Não concluímos nenhuma compra com a Pfizer. O Espírito Santo, assim como todos os Estados, tem uma tecnologia de utilização com um ambiente frio de 2 a 8ºC. Temos a informação de que a Pfizer coloca a vacina em um ambiente próprio, que mantém uma temperatura de -70ºC. Então o Espírito Santo, assim como o restante do mundo, receberia, se fosse o caso, a tecnologia necessária em uma caixa preparada para fazer a manutenção por pelo menos 30 dias".


14:37

Expectativa para vacinação no ES

"Nossa expectativa é realçada naquilo que o Ministério da Saúde tem divulgado: ter a vacina até março. Após essa reunião de hoje, devemos ter notícias sobre essas datas. Vamos aguardar para conhecer as notícias acerca disto".


14:34

Secretário de Saúde e governador do ES participam de reunião sobre vacinas

"Nesse momento, nosso secretário participa, junto com o governador, de uma reunião com o Ministério da Saúde para tratar sobre a vacina. Importante ressaltar que é uma operação muito difícil um Estado começar a vacinar a sua população isoladamente. Por isso há a necessidade de que, qualquer iniciativa deve ser articulada em um conjunto de Estados ou, se possível de todos os Estados da Federação".


14:31

Monitoramento da taxa de UTI em rede hospitalar privada do ES

"Nós temos uma informação periódica da rede hospitalar privada, mas não monitoramos as taxas de ocupação porque são distintas das formas que monitoramos. Um hospital privado pode ter um conjunto de leitos disponível para várias operadoras de saúde. Não há como monitorar como fazemos com nosso painel diário".


14:30

"Com aumento de casos, passamos a testar mais", diz Reblin

"Com o aumento do número de casos, passamos a testar mais e alteramos inclusive o nosso protocolo de testagem, que é o mais amplo possível. Hoje, qualquer pessoa que tenha um sintoma da doença e vai se dirigir ao serviço de saúde, ele poderá realizar o teste PCR. Nosso laboratório central, que dá uma brilhante resposta para essa doença, superando desafios, criando alternativas próprias, produzindo novas tecnologias, o Lacen nunca testou tanto como agora".


14:26

Segurança em frequentar estabelecimentos

"Se eu vou frequentar um estabelecimento, seja de qualquer natureza, preciso saber se ele me dá segurança para frequentá-lo. Se me dá segurança, se tem álcool em gel, distanciamento, se está preparado para me receber".


14:25

Jovens se infectam e transmitem mais, diz subsecretário

"A faixa etária mais acometida neste momento tem sido dos jovens, eles mais se expõem hoje, circulam mais, é natural. Ele se infecta, adoece, transmite para uma pessoa de faixa etária mais alta, se interna e, infelizmente, vai a óbito. Continuamos insistindo que a utilização das máscaras, distanciamento e higienização das mãos, é importante enquanto a vacina injetável não chega. Para fazer acompanhamento e monitoramento dessa vacina, a gente sempre conta com o apoio da sociedade, dos empresários, a consciência da sociedade e dos jovens".


14:21

Ampliação de leitos no ES

"Na medida da necessidade, com toda a segurança, ampliamos a oferta dos leitos de UTI para termos uma taxa média de 80% de ocupação. Os óbitos são menores do que naquele período, apesar de que agora temos uma quantidade maior de mortes. Hoje temos cerca de 15, 16 óbitos semanal/quinzenal. Houve um aumento, mas não na mesma proporção. Está compreendido também que há um melhor manejo nas equipes de saúde. Ao longo desses meses de pandemia, a equipe aprendeu a lidar com mais tranquilidade, e isso tem salvado muitas vidas".


14:17

Aumento significativo de casos após maior interação no ES

"De fato estamos vivenciando um aumento significativo de casos desde setembro. É sabido que nós aumentamos a notificação, uma parte importante em relação ao aumento da testagem também. A mudança do comportamento das pessoas a partir desse período também influenciou. As pessoas passaram a frequentar ambientes aglomerados, especialmente festas, algumas não autorizadas, maior interação entre as pessoas, um maior relaxamento. Associado a nossa nova capacidade de testagem ao relaxamento geral, vai se mostrando uma curva ascendente. Já internamos um número maior de pessoas. Tínhamos, no início, 715 leitos dedicados exclusivamente à Covid. Reduzimos esse leito porque as internações reduziram para 315. Agora temos, praticamente, 500 leitos a disposição da sociedade para a Covid-19".


14:16

"Teremos um plano B se houver impedimento", diz subsecretário

Se, porventura, houver algum impedimento por parte do Ministério da Saúde, teremos um plano B. Temos iniciativa de alguns Estados conversando diretamente, mas efetivamente não há finalização sobre essa questão. O fato de algum Estado participar da testagem de alguma vacina, não tem o significado final de que aquela vacina estará disponível para aquele Estado.


14:13

Entenda como será o Plano Estadual de Vacinação no ES

"Já traçamos em conjunto com os municípios um Plano Estadual de Vacinação. São mais de 500 alas, a forma de agendamento para tomar a vacina, cada cidade vai ter um modelo de agendamento. Se há necessidade de ampliação de horário de funcionamento, se vamos estender pontos adicionais. Esse é o plano Estadual de vacinação. Já realizamos conversas presenciais para conhecer detalhes de fabricação de vacinas, quais são os modelos de fabricação, qual a logística de distribuição dessas vacinas. Temos encaminhamento em relação ao conhecimento dessas vacinas. Há uma importante preocupação de toda a sociedade brasileira, aqui no Espírito Santo não é diferente. Continuamos com a mesma diretriz de que a responsabilidade primária para aquisição e distribuição da vacina é do Ministério da Saúde. Tanto os governadores, quando secretários Estaduais, já se manifestaram que o Ministério deve adquirir todas as vacinas aptas, tanto na segurança da eficácia, para serem distribuídas para a sociedade brasileira e aqui no Espírito Santo".


14:11

Início da coletiva

À frente da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), o subsecretário Luiz Carlos Reblin deu início à coletiva de imprensa desta terça-feira (8), na qual vai falar a respeito do combate ao coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo Governo do ES Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes tempo real Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.