ASSINE

Subsecretário de Saúde atualiza cenário de combate à Covid-19 no ES

Luiz Carlos Reblin traz o panorama da Covid-19 e atualiza as ações de enfrentamento da doença no Espírito Santo em uma coletiva de imprensa ao vivo; acompanhe em tempo real

Vitória
Publicado em 08/12/2020 às 14h10
Atualizado em 08/12/2020 às 15h10

PARTE 2 DA COLETIVA


15:05

Fim da transmissão

"Agradecemos a todos que acompanharam a coletiva. Que a gente possa resistir, preservar vidas e vencer. Muito obrigado".


15:03

Festas de fim de ano no ES

"A circulação das pessoas é livre em território nacional. Temos feito orientações conforme o nosso mapa de risco, introduzido desde o início da pandemia. E há medidas estruturais como, por exemplo, o impedimento de realização de eventos públicos, shows, isso está previsto desde o início. No mais, a responsabilidade do fluxo de turistas é de cada cidade: organização do litoral, onde tem praia. O Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estão sempre disponíveis para atuar de maneira prévia. O mais importante é a responsabilidade individual para aquilo que chamamos atenção: necessidade da utilização da máscara, higienização das mãos e não aglomerar, frequentando o espaço que seja".


14:59

Possíveis reações que podem causar suspensão do plano de vacinação

"Desde reações imunológicas, quadros de todos os tipos, inclusive a morte. São eventos que podem levar a suspensão temporária ou suspensão definitiva da vacina. É importante deixar isso claro. Por isso precisamos de 4 ou 5 vacinas, independente de que uma delas tenha a sua utilização seja interrompida temporariamente ou permanentemente".


14:56

"Ainda não temos agenda ampla de vacinação em massa", diz secretário

Nésio Fernandes: "Nós ainda não temos uma agenda ampla, robusta, de vacinação em massa. Nós ainda iremos insistir com o Ministério da Saúde de que, havendo vacinas disponíveis com quantidade suficiente para reforçar a imunização nos primeiros três meses, é necessária uma avaliação técnica e aquisição de todas as vacinas disponíveis. Entendemos que as disputas políticas, escolhas ideológicas, de fato atrapalham muito a condução desse momento de crise na pandemia. Também pedimos por reuniões periódicas. Reforço à população capixaba que o governo fará todos os esforços, buscaremos estratégias para que ainda haja imunização no primeiro semestre do próximo ano. Entendemos que estamos preparados, com logísticas e insumos, para imunizar a população".


14:51

Ministério da Saúde anuncia vacinação para segunda quinzena de fevereiro de 2021

Nésio Fernandes: "Nós tivemos por quase 3h de reunião um intenso debate sobre as últimas atualizações sobre as vacinas. O Ministério da Saúde afirmou que o Brasil já possui contratos com a garantia de compra de 300 milhões de doses para 2021. Durante a coletiva, o ministro da Saúde afirmou que o ministério deverá comprar e adquirir todas as vacinas aprovadas pela Avisa, e de acordo com a necessidade do momento. Ainda há dúvidas e preocupações na perspectiva de que não houve ação categórica de adquirir as vacinas do Butantan, por exemplo. Há uma boa notícia de que, na previsão do ministério, a vacinação no Brasil se inicie com poucas doses na segunda quinzena de fevereiro. Os governadores expressaram opinião conjunta, de que dependemos da unidade nacional para aquisição e distribuição de todas as vacinas disponíveis para imunizar toda a população brasileira em 2021".


14:46

Pausa na transmissão

Subsecretário pede pausa de 5 minutos durante live sobre o cenário da Covid-19 no ES. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ainda não informou se voltará em novo link de transmissão. Assim que informar, o tempo real será atualizado.


14:42

Plano de vacinação no ES e definição de grupos prioritários

"O Estado tem um plano de vacinação. Como a sala de vacina de organiza, como será o agendamento, isso está concluído. Estamos preparados, adquirimos insumos necessários para aplicação da vacinação. O Espírito Santo está pronto, assim que a vacina estiver disponível. O cronograma foi estabelecido pelo Ministério da Saúde, estamos aguardando essa confirmação. O próprio ministério vai definir os grupos prioritários".


14:38

Conversas com a Pfizer e armazenamento das vacinas

"Conversamos com a Pfizer no sentido de conhecer os detalhes específicos da vacina, como ela foi elaborada, como é armazenada, quais os efeitos... É um conhecimento que hoje é público do Brasil e do restante dos países. Não concluímos nenhuma compra com a Pfizer. O Espírito Santo, assim como todos os Estados, tem uma tecnologia de utilização com um ambiente frio de 2 a 8ºC. Temos a informação de que a Pfizer coloca a vacina em um ambiente próprio, que mantém uma temperatura de -70ºC. Então o Espírito Santo, assim como o restante do mundo, receberia, se fosse o caso, a tecnologia necessária em uma caixa preparada para fazer a manutenção por pelo menos 30 dias".


14:37

Expectativa para vacinação no ES

"Nossa expectativa é realçada naquilo que o Ministério da Saúde tem divulgado: ter a vacina até março. Após essa reunião de hoje, devemos ter notícias sobre essas datas. Vamos aguardar para conhecer as notícias acerca disto".


14:34

Secretário de Saúde e governador do ES participam de reunião sobre vacinas

"Nesse momento, nosso secretário participa, junto com o governador, de uma reunião com o Ministério da Saúde para tratar sobre a vacina. Importante ressaltar que é uma operação muito difícil um Estado começar a vacinar a sua população isoladamente. Por isso há a necessidade de que, qualquer iniciativa deve ser articulada em um conjunto de Estados ou, se possível de todos os Estados da Federação".

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo Governo do ES Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes tempo real Pandemia

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.