> >
Sindicatos entram em consenso para retomada de coletas na Grande Vitória

Sindicatos entram em consenso para retomada de coletas na Grande Vitória

Apesar da concordância entre as partes, somente após validação das bases sindicais da categoria é que a paralisação pode ou não ser suspensa

Publicado em 23 de janeiro de 2024 às 19:30

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Coletores de lixo da Grande Vitória entram em greve
Coletores de lixo da Grande Vitória estão em greve desde a última segunda-feira (22). (Fernando Madeira)

Depois de sete horas de reunião, o sindicato dos coletores de lixo (Sindilimpe) e da associação estadual das empresas de limpeza urbana (Selures) entraram em consenso em relação à greve da categoria. Assim, foram aprovadas melhorias para a classe responsável pela coleta de lixo, mas que necessitam de aprovação das bases sindicais da categoria.

Conforme informado pela Selures, houve um acordo e a paralisação foi suspensa, com todos os serviços retomados nesta quarta-feira (24). A decisão foi tomada na terça com a mediação da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O retorno dos coletores foi definido, mas ainda é necessário a apresentação do ofício em assembleia-geral da corporação trabalhista para aprovação final. Segundo o Sindilimpe, a reunião pode ser feita somente daqui a uns dias, porém os trabalhadores continuarão indo às ruas realizar a limpeza. 

Uma das propostas é a equiparação salarial dos garis de municípios localizados em regiões do interior do Espírito Santo com o valor pago aos trabalhadores de Aracruz.

A reivindicação inicial era do salário ser o mesmo dos coletores da Serra, Vitória, Vila Velha, Cariacica e Guarapari. Mas, na mesa de propostas e contraproposta, foi aceito igualar a remuneração dos aracruzenses, que mesmo sendo menor do que a da Capital, é maior do recebido em outros municípios. 

Já o reajuste salarial, uma das mudanças mais requisitadas, foi deliberada para ser de 7%. A porcentagem é 8% menor do que o solicitado inicialmente pelo setor de limpeza urbana. Veja o que foi acordado na mediação:  

  • Reajuste de 7% para garis;
  • Equiparação salarial dos municípios do interior com o valor pago os funcionários de limpeza urbana de Aracruz;
  • Reajuste de 9% para coletor (que recolhe os sacos de lixo) e jardineiro;
  • Reajuste de 9% para encarregados, supervisores e líderes de turma;
  • Redução da carga horária dos garis de 8 para 6 horas diárias, para novos contratos;
  • Café da manhã no valor de R$ 5,00

"A reunião avançou bastante e foram diversas horas de negociação, com vários pontos de impasse. Conseguimos evoluir nas conversas e o que foi apresentado pelo mediador do Ministério do Trabalho e Emprego foi aceito pelos trabalhadores e patronais. Agora os trabalhadores precisam validar em assembleia", informou o superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Candeias da Silva.

Após a mediação, o sindicato está percorrendo as bases e para deliberar sobre a proposta. A nova proposta será encaminhada para avaliação da categoria em uma assembleia, que será realizada na próxima quarta-feira (31), às 16 horas, na sede do Sindilimpe-ES, em Vitória.

Greve começou com passeata

A paralisação tinha sido anunciada nesta segunda-feira (22), durante passeata na Avenida Vitória, na Capital capixaba. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores (Sindilimpe-ES), o pedido é de reajuste salarial de 15% e melhores condições de trabalho, tíquete alimentação linear no valor com o valor de R$ 1 mil sem descontos em caso de atestado, férias ou diferença de escala.

O reflexo da greve dos coletores de lixo no Centro de Vitória(Fernando Madeira)

Outra exigência era o pagamento do plano de saúde integralmente pela empresa responsável, além da higienização dos uniformes.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais