Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Impasse

Ruas são tomadas por lixo na Grande Vitória com greve de coletores

Paralisação foi anunciada na segunda-feira (22) e uma reunião deve acontecer nesta terça-feira (23) para tentar resolver o problema
Vinicius Zagoto

Publicado em 

23 jan 2024 às 09:05

Publicado em 23 de Janeiro de 2024 às 09:05

O reflexo da greve dos coletores de lixo no Centro de Vitória
O reflexo da greve dos coletores de lixo no Centro de Vitória Crédito: Fernando Madeira
Os moradores da Grande Vitória se depararam com muito lixo nas ruas, na manhã desta terça-feira (23). O acumulo do material é resultado da paralisação dos serviços de limpeza urbana anunciada pelos coletores nesta segunda-feira (22), devido a um impasse entre o Sindicato dos Trabalhadores (Sindilimpe-ES) e o Sindicato Estadual das Empresas de Limpeza Urbana do Espírito Santo (Selures) na assembleia de negociação salarial. 
Na galeria abaixo, em imagens registradas pelo repórter Paulo Ricardo Sobral, da TV Gazeta, e o fotojornalista Fernando Madeira, de A Gazeta, é possível ver o impacto da paralisação pelas ruas da Grande Vitória. 
Está prevista, ainda para esta terça-feira (23), uma nova reunião entre representantes dos dois sindicatos, com intermediação do Ministério do Trabalho. Diante do risco de o impasse se prolongar, prefeituras da Região Metropolitana tem se mobilizado para evitar o acúmulo de lixo nas ruas.

O que diz os sindicatos

  • Sindilimpe: reivindica reajuste salarial de 15%; melhores condições de trabalho; tíquete-alimentação linear no valor de R$ 1 mil e sem descontos em caso de atestado; férias ou diferença de escala; pagamento do plano de saúde integralmente pela empresa responsável; além da higienização dos uniformes. "A categoria decidiu de forma unânime pela greve porque não aceita o que foi proposto. Precisamos ser valorizados e respeitados porque realizamos um trabalho fundamental para toda a sociedade", disse a presidente do Sindilimpe, Evani Reis, após a assembleia que levou à paralisação.

  • Selures (patronal): esclarece que continuará buscando um acordo para o impasse instalado. "A associação patronal gostaria de informar que solicitou mediação, marcada para acontecer nesta terça-feira (23), ao Ministério do Trabalho (MT-ES)", informa. "O Selures convoca os trabalhadores para continuarem exercendo as suas funções, essenciais para manutenção da ordem pública, garantindo a saúde da população, especialmente neste período que são comuns as fortes chuvas de verão", diz o nota.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Museu do Cais das Artes será inaugurado nesta quinta (02) com obras de Sebastião Salgado
Imagem de destaque
Linha 2026 da Ram 2500 e 3500 traz novas cores e mais capacidade de carga; veja o que mudou
Imagem de destaque
Veja quais são as oito mentiras mais contadas no currículo

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados