Secretário de Saúde fala sobre o combate ao coronavírus no ES

O Estado atingiu a marca de 363 mortes e 8.878 casos confirmados de Covid-19, segundo última atualização

Publicado em 22/05/2020 às 08h57
Atualizado em 22/05/2020 às 10h43

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, convocou uma coletiva de imprensa para atualizar as informações sobre o combate ao coronavírus no Espírito Santo. O Estado atingiu a marca de 363 mortes e 8.878 casos confirmados de Covid-19. Acompanhe a coletiva:


10:29

Possibilidade de lockdown no ES

Secretário Nésio Fernandes volta a falar   e encerra a coletiva dizendo que, se o isolamento social não aumentar e se a situação do coronavírus piorar, medidas extremas podem ser tomadas: "medidas se referem a, em casos de risco extremo, possibilidade de decretar o lockdown no nosso Estado: possibilidade de ter que fechar ruas, plenamente o comércio, parte da indústria e transporte coletivo durante pelo menos 14 dias ou até 21 dias"


10:16

Sesa alerta para possível aumento significativo de mortes em maio e junho

A palavra agora está com o subsecretário Luiz Carlos Reblin, que alerta sobre possibilidade de aumento significativo no número de mortes:  "Estamos nos preparando, notificando os serviços que cuidam do acompanhamento de pessoas, para que se estruturem para a possibilidade de um aumento significativo nos óbitos em maio e em junho"


10:14

Hospital de campanha em Colatina

"Estamos preparando uma análise concreta sobre construir hospital de campanha de Colatina. Temos feito contato com a secretaria municipal, com o prefeito e na próxima semana devemos informar a decisão final sobre a construção ou não desse hospital em Colatina", explica.


10:12

Uso de cloroquina no ES?

"No que diz respeito ao tratamento de pacientes com Covid-19, a decisão é não politizar o assunto no ES. Não vamos entrar em debates não técnicos e vamos optar pelo tratamento farmacológico que seja consenso de entidades médicas, que tenham evidências. Usamos cloroquina em pacientes graves. Diariamente, esses pacientes são avaliados por médicos, por equipes intensivistas e temos acompanhado complicações cardiológicas que têm levado a necessidade de suspensão da medicação dos pacientes. No entanto, esses pacientes estão em locais seguros", afirma.


10:06

Mais leitos nos hospitais

"Essa expansão tem vários objetivos: preservar vidas, garantir leitos para todos que precisam de leitos. Visitamos o Hospital Estadual de Vila Velha, que é público, que passará a ter 127 leitos. Antes, não possuía leitos de isolamento adequados", conta o secretário


10:01

18 mil testes para municípios

"Estamos distribunido mais de 18 mil testes para municípios capixabas para que consigamos testar antes da chegada no ambiente hospitalar", conta secretrário. Estado vai focar principalmente nas pessoas que fazem parte do grupo de risco, para aumentar as chances de sobrevivência


10:00

Mais respiradores

"Compramos uma quantidade grande de respiradores. Para a próxima quizena estamos esperando a chegada de mais de 160 ventiladores para as nossas UTIs", diz secretário


09:52

"Nós em junho podemos ter que tomar medidas extremas", diz secretário

O secretário pede que a sociedade aumente a disciplina com as medidas de enfrentamento ao coronavírus e diz que se isso não ocorrer, em junho , o Estado terá um mês muito intenso. "Nós em junho podemos ter que tomar medidas extremas no Estado do Espírito Santo", disse.


09:42

Secretário alerta sobre índice de isolamento social no ES

"Precisamos que o isolamento social  ultrapasse os 50%. Ainda não é suficiente o grau de isolamento social no Espírito Santo. Peço que a sociedade se envolva de forma mais disciplinada. Não queremos perder mais vidas de capixabas. As próximas semanas serão intensas", afirma secretário.


09:41

Aumento de casos vai continuar

O secretário começa a coletiva falando sobre a expansão do número de casos de coronavírus no Brasil: "Ainda não foram anunciadas medidas de que nos próximos 15 dias ocorrerá uma estagnação de casos de Covid e uma entrada de fase de recuperação"


09:05

Atraso na coletiva

A secretaria de Estado da Saúde informou que a coletiva vai atrasar 30 minutos porque o secretário acaba de chegar de uma outra agenda. A nova previsão é de que a coletive se inicie às 9h30


08:41

Previsão de início da coletiva

A coletiva está prevista para começar às 9h e será feita através de transmissão no canal da Secretaria de Estado da Saúde no Youtube. A imprensa poderá fazer perguntas por WhatsApp.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.