Secretário de Saúde atualiza dados da Covid-19 no ES

Nésio Fernandes concedeu coletiva de imprensa on-line na tarde desta quarta-feira (22); veja a transmissão e os principais pontos abordados por ele

Vitória
Publicado em 22/06/2022 às 14h04

14:45

Término da transmissão

Depois de aproximadamente 40 minutos, o secretário Nésio Fernandes encerra a coletiva on-line desta quarta-feira (22).


14:44

Secretário reforça pedido por vacinação

"Queremos reforçar o convite ao mutirão de vacinação nesta sábado (25). São mais de 700 pontos de vacinação abertos no Espírito Santo, que também podem ser procurados durante a semana. Vacine-se. A vacinação é segura e pode proteger toda a nossa família", reforça Nésio.


14:43

Até quando a quinta onda deve durar?

"Acreditamos que a fase de aceleração deve transcorrer até a primeira semana de julho e que ao longo do próximo mês haja o início da queda", adianta Nésio sobre a quinta onda da pandemia no Estado.


14:40

ES não prevê volta da obrigação de máscaras

"O Governo do Estado não prevê o estabelecimento de obrigatoriedade das máscaras ou restrições a atividades econômicas e sociais no Estado. Não vamos enfrentar a pandemia como em períodos em que não tínhamos a cobertura vacinal ou medicamentos específicos. Hoje temos condição de ter uma maior coesão social em torno das medidas de proteção, vacinas e testes. Pessoas suspeitas devem se isolar e as confirmadas devem permanecer em isolamento", afirma Nésio.


14:36

Como investiga o caso suspeito de monkeypox?

"Nós temos um protocolo a seguir: o município coleta, o Lacen-ES recebe e aqui se realizam inicialmente exames para doenças que têm sintomas parecidos, Descartando essas outras doenças, o material segue para o Rio de Janeiro para lá ser feito o exame confirmatório da varíola dos macacos. Primeiro se faz aqui para depois encaminhar ao Rio de Janeiro", esclarece Reblin.


14:35

Novo caso suspeito de varíola dos macacos no ES

"O Espírito Santo abre nova investigação sobre a varíola dos macacos. A pessoa tem critérios da doença, circulou em países com circulação já comunitária do vírus e está isolada. Os contatos estão sendo devidamente investigados e monitorados. A amostra do paciente já está no Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES). Assim que sair o resultado, divulgaremos", explica Nésio.


14:32

Tenho sintomas, quando devo me vacinar?

"A pessoa que tem quadro de doença respiratória pode tomar outras vacinas que não a da Covid-19 sempre depois que esses sintomas terminarem. Se a pessoa tem um diagnóstico de Covid-19 e precisa tomar uma dose da vacina da Covid-19 é preciso aguardar 30 dias do início dos sintomas da Covid-19 para tomar a vacina", esclarece Reblin.


14:30

Dia D de vacinação no ES: próximo sábado (25)

"Convocamos um novo 'Dia D' neste final de semana. Estimamos mais de 50 mil doses ofertadas no próximo sábado (25). Convidamos toda a população: as crianças, adolescentes e adultos que não completaram o esquema. Reforçando que a população com mais de 30 anos que completou quatro meses da terceira dose já está apta a tomar a quarta dose. No mesmo momento, todas as pessoas com mais de 18 anos poderão receber também a vacina da gripe", divulga Nésio.


14:28

Secretário reforça pedido por testagem

"Não é possível só pela avaliação clínica diferenciar a Covid-19 de outras doenças respiratórias. Afirmar que nariz congestionado, dor de cabeça e dor de garganta não é Covid-19 não é possível sem a testagem. A perda de olfato e paladar já não é tão frequente com as novas variantes. Quem tiver contato com pessoas positivadas ou tiver sintomas leves deve fazer o teste para romper a cadeia de transmissão", pede Nésio.


14:25

Secretário: "Não há morte em idosos com 4ª dose"

"Não foram localizados óbitos em idosos vacinados com quatro doses em abril e maio. Tínhamos dois óbitos em idosos que receberam a quarta dose, mas não se consideram porque eles adoeceram aos dias seguintes à aplicação", afirma Nésio.


14:22

Secretário defende vacina para crianças até 4 anos

"Entre aqueles não vacinados que internaram com Covid-19 confirmada tivemos 50% desses pacientes com até quatro anos – uma faixa etária que não é contemplada com vacinas. Isso motivou o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) a, na segunda-feira, formalizar à Anvisa a necessidade de aprovação de vacinas para idades pediátricas ainda não contempladas. Temos a Coronavac já aplicadas em alguns países e a Moderna sendo aplicada acima de seis meses nos EUA", defende Nésio.


14:20

Positividade de testes já chega a 30% no ES

"Tínhamos uma positividade muito baixa, que chegou a 4% em testes de antígeno e menos de 1% no RT-PCR depois da Ômicron. Na semana passada, a positividade era de 23% para antígeno e menos de 15% para RT-PCR. Nesta semana, já temos mais de 30% de positividade em antígeno e mais de 20% nos testes de RT-PCR. O que mostra o crescimento muito acelerado desta onda. No auge da Ômicron tínhamos 56% de positividade de antígeno", detalha Reblin.


14:18

Secretário: "Vivemos uma verdadeira onda"

"Já temos 30 óbitos por Covid-19 em 21 dias deste mês o que já supera o que tivemos no meses de maio e abril. É uma onda verdadeira, com aumento da tríade já conhecida: casos, internações e óbitos", ressalta Nésio.


14:15

ES pode ter 18 mil novos casos nesta semana

"Nesta semana podemos ter o patamar equivalente à quantidade máxima de casos que tivemos nas piores semanas da primeira, segunda e terceira ondas. Nós podemos ter mais de 18 mil casos confirmados nesta semana, o que pode representar a segunda semana epidemiológica mais grave, com exceção da onda do início deste ano. Não estamos tratando de oscilação de casos ou de uma onda inofensiva", afirma Nésio.


14:12

Solicitações pré-hospitalares subiram de 4 para 23

"As internações saíram de quatro solicitações na rede pré-hospitalar de casos confirmados em maio e tivemos na semana passada 23 solicitações. Tivemos mais pacientes que são hospitalizados pelo Samu", revela o secretário.


14:10

Casos dobraram em apenas 1 dia no ES

"O Espírito Santo vive franca fase de crescimento de casos, internações e óbitos pela Covid-19 nesta quinta onda. A nova expansão teve um comportamento de crescimento exponencial, dobrando os casos a cada 14 dias em abril e maio. Passamos a duplicar os casos em uma semana até primeira quinzena de junho; e ontem tivemos uma duplicação de casos em um dia: saímos de menos de 2 mil para quase 4 mil em 24 horas. Ao longo desta e da próxima semana, podemos atingir uma fase de crescimento parecida com a do começo do ano, mas acreditamos que não teremos a mesma proporção da Ômicron", alerta Nésio.


14:07

Início da transmissão

O secretário Nésio Fernandes dá início à coletiva desta quarta-feira (22), acompanhado do subsecretário Luiz Carlos Reblin.


14:03

Em instantes...

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes deve dar início à coletiva on-line desta quarta-feira (22) nos próximos minutos. Durante a transmissão, ele falará da atual situação da pandemia do coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.