Secretário de Saúde atualiza cenário da pandemia da Covid-19 no ES

Nésio Fernandes faz pronunciamento on-line, nesta quinta-feira (21), a partir das 9h, para atualizar as informações sobre o enfrentamento à Covid-19 no Espírito Santo

Vitória
Publicado em 21/10/2021 às 09h11
  • RESUMO DA COLETIVA
  • ES não vai reduzir intervalo de aplicação da primeira e segunda doses
  • 70% dos adolescentes vacinados do ES foram vacinados com pelo menos a 1ª dose
  • 95% da população adulta do ES foi vacinada com pelo menos a primeira dose
  • 300 mil pessoas com a D2 em atraso no ES
  • ES vai oferecer atendimento psicológico a quem tem medo de "agulha"
  • População adulta com menos de 60 pode ter reforço na vacinação a partir de dezembro no ES

09:57

Final da coletiva

Nésio Fernandes e Luiz Carlos Reblin finalizaram a coletiva de imprensa.


09:56

300 pessoas com medo extremo de agulhas no Estado

Nésio: "Até ontem, tínhamos mais de 300 pessoas com essa autodeclaração na plataforma. Não temos um indicador real deste dado, porque não foi realizado anteriormente nenhum censo desse tipo, no entanto, entendemos que ocorre com importante frequência na população. O secretário explicou como será a abordagem a quem se autodeclarar com fobia de vacina. "O paciente é abordado, recebe a orientação de um psicólogo no momento anterior à vacinação, a presença de alguma pessoa próxima a ele, que possa dar um suporte afetivo e, em alguns casos, é possível orientar o uso de alguns medicamentos que podem ser administrados por via oral, que podem reduzir o grau de ansiedade, inclusive sedar a pessoa".


09:52

3ª dose para população abaixo dos 60 anos

Nésio: "É possível, ainda no final desse ano, havendo evidências que recomendem, havendo a disponibilidade de doses, no mês de dezembro, iniciarmos a vacinação (reforço) de pessoas com menos de 60 anos. Nós precisamos, no entanto, cumprir as metas de vacinação".


09:51

Região Serrana pode alcançar o risco muito baixo

Nésio: "A Região Serrana pode alcançar nos próximos dias o risco muito baixo".


09:49

Dose de reforço também se aplica à vacina da Janssen

Nésio: "O reforço se aplica a todos os vacinados, inclusive àqueles que receberam a primeira dose da Janssen no Espírito Santo".


09:46

200 mil testes de Covid-19 distribuídos

Nésio: "Já distribuímos mais de 200 mil testes de antígenos aos municípios capixabas para que nos mais de 538 pontos de testagem distribuídos entre atenção básica e atenção especializada, que já foram treinados, estejam à ampla disponibilidade da população capixaba. Com esses testes de antígenos, mais a capacidade dos testes de RT-PCR, temos uma estratégia de testagem em massa e plena. Toda a população capixaba, diante de qualquer sintoma ou mesmo assintomática, pode e deve procurar os pontos de testagem".


09:43

Unidade móvel para realizar testagens na Grande Vitória

Reblin: "Estamos discutindo com a universidade (Ufes) a expansão para os campi de Alegre e São Mateus. Estamos discutindo, no encontro com os institutos federais a testagem nesses pontos. Estamos discutindo a possibilidade de uma unidade móvel que vai percorrer os pontos de grande concentração de pessoas, especialmente da Grande Vitória, para ampliar a testagem. Na semana que vem, amplia a testagem no Crefes, em Vila Velha. Amplia a testagem na regional de Colatina. Trabalhamos nessa expectativa porque a máscara, a testagem e a vacinação são fundamentais".


09:40

Correção: 70% dos adolescentes tem a 1ª dose no ES

Luiz Carlos Reblin corrigiu a informação, afirmando que a cobertura vacinal de 70% nos adolescentes é para a primeira dose da vacina contra a Covid-19.


09:39

Máscaras serão mantidas no ES

Reblin: "A máscara nós vamos manter, até que a OMS faça uma recomendação geral. É necessário que as cidades daquela microrregião tenham um ponto de testagem de livre demanda, ou seja, a pessoa deve se dirigir ao local de testagem, declarar o desejo de fazer o teste e ter acesso ao teste. E alcançar as metas de vacinação. É nesse cenário que estamos avançando na vacinação no Espírito Santo".


09:37

ES quer ajudar quem tem medo de agulhas a se vacinar

Nésio: "A plataforma já abriu a possibilidade de optar pelo cadastro da população que tem medo extremo de agulhas, que é uma condição na qual a pessoa tem o desejo de ser vacinada, concorda com a vacina, no entanto, diante de um medo extremo, acaba entrando em um pânico que impede de ser vacinada. Vamos realizar um censo de toda a população do Estado que tem medo extremo de agulhas que impede de concretizar a vacinação contra a Covid-19. Nós iremos avaliar as diversas estratégias de apoio psicológico para poder garantir a essa população, que deseja ser vacinada, mas que possui um medo inconsciente".


09:34

Atualizações no aplicativo Vacina e Confia

Nésio: "A plataforma Vacina e Confia irá, a cada 10 minutos, atualizar o status de vacinação de cada município capixaba e o avanço da vacinação por microrregião considerando as metas de vacinação para alcançar a classificação de risco azul. A plataforma irá disponibilizar a informação em tempo real do avanço da vacinação nas últimas 24 horas. Ela permitirá o acompanhamento das doses em atraso no ES e também em cada município capixaba. Todas as informações disponíveis são oriundas diretamente do banco de dados da plataforma, de forma que toda informação registrada no município irá para a plataforma".


09:31

300 mil pessoas com a D2 em atraso no ES

Reblin: "Nós chegamos a 360 mil pessoas que não compareceram ao posto de vacinação no momento adequado. Esse número caiu para 300 mil pessoas. Temos também 46 mil pessoas acima de 60 anos que já estão aptas e não vieram para tomar essa vacina. Se esse conjunto de pessoas comparecer, vamos elevar o número que a gente mencionou antes de quase 70% para acima de 80% de cobertura da D2".


09:27

Estado mantém intervalo de oito semanas entre as doses

Nésio: "Os municípios estarão orientados a redimensionar a oferta da multivacinação de modo que, nos próximos 15 dias, a vacinação contra a Covid-19 pode ser privilegiada em todo o estado. A redução anunciada para o prazo de 21 dias da aplicação da D1 e da D2 por alguns estados pode prejudicar o resultado da vacinação no que diz efeito para casos sintomáticos. Estudos apontam que a manutenção de um prazo mínimo de oito semanas entre a D1 e a D2 é capaz de repercutir em uma melhor resposta do sistema imune para casos leves. Em um contexto de controle da pandemia, o controle dos casos leves é fundamental. Desta forma, o governo do Estado decide manter o prazo de oito semanas entre a D1 e a D2 das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca"


09:27

70% dos adolescentes vacinados

Reblin: "Temos 70% dos adolescentes que tomaram a primeira dose. Nós precisamos agora, com a disponibilidade de doses que temos no estado, com as regras que a secretaria maneja, concluir a segunda dose, a dose de reforço, para caminhar para o cenário azul que vai nos permitir atividades mais flexíveis"


09:25

68% da população adulta tomou a segunda dose

Reblin: "Temos mais de 68% da população adulta já tomando a segunda dose. Com as medidas da intercambialidade da vacina, além da redução do intervalo da dose de reforço da pessoa idosa, nós muito rapidamente vamos alcançar uma cobertura muito próxima daquilo que é desejado".


09:24

Necessidade de redução de casos e mortes

Nésio: "Toda a população idosa estará apta a tomar a dose de reforço a partir do quarto mês. Nesse momento, temos condições de garantir tanto a vacinação heteróloga da D2 na população que está em atraso com a D2, temos condições de garantir aos trabalhadores da saúde com cinco meses e reduzir o intervalo da população idosa. A intenção é, com o avanço da cobertura da D2, e com o avanço da cobertura da dose de reforço, retomarmos uma tendência de queda no número de casos, retomar a tendência de queda nas internações e também nos óbitos no Espírito Santo".


09:19

Redução do intervalo da dose de reforço

Nésio: "Temos uma situação epidemiológica. entre os meses de agosto e setembro, a média móvel de mortes de 14 dias chegou ao patamar de 4,15 mortes por dia e chegou ao patamar de 9 óbitos no mês de setembro. No entando, esse crescimento não representa uma nova onda, no sentido de que não caracterizou uma pressão assistencial nos serviços. No entanto, exige medidas sanitárias que sejam eficazes para poder combater essa sequência. É necessária a redução ainda maior do intervalo da aplicação da dose de reforço. Consideramos que o prazo de até 3 meses da D2 pode ser aceitável para essa redução. Temos doses disponíveis para a redução do prazo de quatro meses".


09:16

95% da população adulta vacinada

Nésio: "Nós precisamos reconhecer que no Estado a ampla maioria da população decidiu optar pela ciência e pela vida. Nós reconhecemos como o SUS e como o governo do ES que o negacionismo foi derrotado no ES. Praticamente 95% da população adulta foi vacinada pelo menos com a primeira dose e com a dose única. Dessa maneira, caminhamos para que o estado seja reconhecido como uma das melhores campanhas de vacinação contra a Covid-19".


08:54

Em instantes

A coletiva de imprensa com o secretário da Saúde Nésio Fernandes e o subsecretário de Vigilância em Saúde Luiz Carlos Reblin terá início em instantes.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.