> >
Saiba como pedir e quais condições permitem a reaplicação do Enem 2022

Saiba como pedir e quais condições permitem a reaplicação do Enem 2022

Casos previstos em edital, como problema logístico ou doença infectocontagiosa, dão direito a fazer prova em nova data. Prazo para pedir reaplicação das provas começa nesta segunda (21) e termina na sexta-feira 25 de novembro

Publicado em 21 de novembro de 2022 às 11:39

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Os candidatos poderão rever as questões que caíram neste segundo dia de prova do Enem.
Depois de 5 horas e meia de prova, os candidatos podem conferir as respostas certas já com os gabaritos extraoficiais. (Fernando Madeira)

O participante do Enem 2022 afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas listadas em edital, na semana que antecedeu o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas, pode solicitar a reaplicação do exame, por meio da Página do Participante, a partir desta segunda-feira (21).

Se a pessoa foi afetada por desastres naturais, por comprometimento da infraestrutura do local ou falta de energia elétrica, pode pedir a reaplicação. No rol de questões logísticas que servem como motivo para o pedido estão, ainda, erros de execução em procedimento de aplicação.

Quem faltou por sintomas de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital também poderá entrar com o pedido.  São doenças infectocontagiosas que respaldam a reaplicação: covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Como pedir a reaplicação das provas do Enem 2022

A solicitação deve ser feita pela Página do Participante, acessando o site enem.inep.gov.br/participante, com o login e senha.

Prazo para fazer solicitação termina em 25 de novembro

O período para fazer a solicitação, por meio da Página do Participante, começa no dia 21 e termina em 25 de novembro.

Em casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente.

Já no que se refere a problemas logísticos, o Instituto avaliará as solicitações, de acordo com as possíveis intercorrências registradas. A aprovação garante a reaplicação do exame, que ocorrerá em data ainda a ser divulgada.

A aprovação ou a reprovação da solicitação de reaplicação deverá ser consultada pelo endereço enem.inep.gov.br/participante.

O participante não poderá prestar o exame fora dos espaços físicos, das datas e dos horários definidos pelo Inep.

O não comparecimento às provas nas datas e nos horários informados pelo Inep caracterizará ausência do participante, não havendo segunda oportunidade para a realização das provas.

Outros motivos

Quem faltou ao primeiro ou ao segundo dia do Enem por motivos que não se enquadram no edital, não tem direito à reaplicação da prova.

O participante será considerado ausente e terá apenas as notas da prova que realizou, divulgadas no boletim de desempenho individual. As pontuações servirão apenas para autoavaliação de conhecimento.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais